Perto de renovar, Varela vira prioridade no Flamengo em meio à expectativa por saída de Wesley
Lateral ganha minutos demonstrando versatilidade no time de Filipe Luís: “Que jogador é o Varela, que espetáculo tê-lo no elenco”, disse o treinador.
Temeroso pela possibilidade de perder Wesley na janela de transferências, o Flamengo [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/] ganhou em Varela um homem de confiança nesta temporada. Xodó de Filipe Luís, o lateral-direito virou até volante na vitória sobre o Palmeiras e viu a qualidade e a versatilidade o tornarem uma prioridade no planejamento rubro-negro.
PC Oliveira cita imagens inconclusivas em pênalti de Varela em Palmeiras x Flamengo [https://s03.video.glbimg.com/x240/13627982.jpg].
O Fla está otimista em acertar em breve a renovação do jogador. Ainda restam alguns detalhes, conforme apurou o ge, mas o clube mantém a confiança para oficializar em breve o novo vínculo. O atual se encerra em dezembro, e também é da vontade do jogador permanecer.
Por ter apenas mais alguns meses de contrato e ser considerado fundamental, Varela furou a fila e se estabeleceu como a única preocupação do clube atualmente em termos de renovações. Ele fica à frente, inclusive, de nomes mais badalados, como Arrascaeta, Pedro e Rossi.
Varela já jogou em três posições diferentes em 2025. Além da direita e do meio, também foi lateral-esquerdo quando o treinador ficou sem alternativas para o setor. Após a boa atuação como volante, foi enaltecido até pelos companheiros nas redes sociais. Internamente, as características de liderança também são destacadas, ainda que o uruguaio seja um perfil mais discreto.
O Flamengo já sabe que tem boas chances de perder Wesley na próxima janela. O clube aguarda as propostas do futebol europeu, e a expectativa é receber ofertas entre 35 e 40 milhões de euros. Por isso, caso não consiga uma reposição, Varela seria o único nome do setor até o final do ano.
Varela comemora gol pelo Flamengo — Foto: Adriano Fontes/Flamengo.
— Estou treinando e me preparando para jogar. A escolha é do treinador. Tenho que treinar bem para quando jogar ser da melhor forma. A outra opção como volante era eu, eu já tinha treinado e estava preparado para jogar ali — afirmou Varela após o jogo no Allianz Parque.
Varela tem 20 jogos, 16 como titular. Além disso, marcou um gol e deu uma assistência na temporada, ambos diante do Botafogo-PB, pela Copa do Brasil.
— Que jogador é o Varela, que jogo fez, que espetáculo tê-lo no elenco. Um cara muito especial, depois de tudo que passou, rendimento extraordinário. Eu penso no jogador em todas as fases e detalhes, e pra mim o Léo (Ortiz) de volante tem qualidade pra jogar, principalmente se o time já tá esperando mais em bloco baixo. Mas há detalhes dessa posição que ele não faz tão bem como o Varela, como pode fazer até mesmo o Danilo e outros jogadores que fazem – disse Filipe Luís após a vitória em cima do Palmeiras.
— Por esse motivo, acho que o Varela pode render mais. Mantive a linha de quatro, Danilo podendo jogar na posição que jogou toda a sua carreira, na lateral direita. Os dois zagueiros estavam fazendo um jogo sublime. Optei por manter isso e dar essa dinâmica que o time precisava no meio. Realmente o Varela foi muito bem de volante. Eu já sabia, porque já tínhamos pensado nessa ideia, ele já tinha treinado, jogou outro dia alguns minutos ali e sabia que ele poderia render. Feliz por ter dado certo.