Última atualização 15/02/2024 | 12:39
O Procon Goiás realizou pesquisa de preços das principais marcas de repelentes em 15 estabelecimentos de Goiânia e região metropolitana, como drogarias, supermercados e lojas de cosméticos. A procura pelo produto cresceu com aumento significativo nos casos de dengue no Brasil. O levantamento foi feito entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro.
Os resultados apontam variações expressivas nos preços. Destaque para o repelente spray Exposis 100 ml, que apresentou uma variação de mais de 250%, oscilando entre R$ 17,91 e R$ 62,99. O repelente OFF loção family 200 ml também teve variação considerável, ultrapassando 100%, com preços variando de R$ 22,90 a R$ 45,89. O repelente aerosol Repelex 200 ml teve uma variação de quase 70%, encontrado de R$ 26,49 a R$ 44,99.
Em Goiás, dados do Conselho Regional de Farmácia revelam um aumento expressivo de aproximadamente 50% na procura por repelentes. A consequência foi a busca por medidas preventivas, especialmente a utilização de repelentes como ferramenta eficaz contra o mosquito Aedes aegypti. Além da eliminação de focos de água parada, o Ministério da Saúde destaca o repelente como uma proteção pessoal crucial.
O superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, ressalta a importância de os consumidores realizarem pesquisas antes de adquirir repelentes, destacando as oscilações expressivas encontradas durante o levantamento. Ele afirma que, mesmo sendo a favor do livre mercado, o Procon estará atento para evitar preços abusivos e proteger o consumidor goiano.
Além dos repelentes, o Procon Goiás também investigou os preços de itens de proteção solar, como protetor solar e protetor labial, registrando variações de até 150%. Destaque para o protetor labial Carmed, com variação de R$ 11,54 a R$ 28,79, e o protetor Nivea FPS 30, com variação de quase 100%, comercializado entre R$ 58,89 e R$ 114,89.
A pesquisa completa, incluindo relatório e planilhas, está disponível para consulta no [site do Procon Goiás](http://www.goias.gov.br/procon).