Nesta semana, a variante P1 do coronavírus, chamada de variante de Manaus (AM), foi detectada em Águas Lindas de Goiás. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a paciente infectada pela variante não tem histórico recente de viagens pelo país e morreu em um hospital do Distrito Federal.
De acordo com a SES, essa linhagem já havia sido identificada em pacientes de Goiânia e Anápolis. Dessa maneira, com a cepa sendo encontrada em outra região, fica confirmada a transmissão comunitária em Goiás. Ainda segundo a SES, essa pode ser a explicação para os altos números de internações no estado nas últimas semanas.
Na segunda quinzena de fevereiro, essa variante foi achada em Goiás, mas apenas nas amostras dos pacientes que vieram de Manaus para serem tratados em hospitais goianos. Agora, a cepa foi identificada em pacientes goianos.
Segundo a SES, a variante de Manaus está entre as mais preocupantes para o governo por causa da alta taxa de transmissão entre os moradores e por ter maior capacidade de se replicar no organismo humano.