O Vaticano divulgou nesta terça-feira, 22, as imagens do papa Francisco em seu caixão aberto, ladeado por dois guardas suíços na capela da Residência Santa Marta. Nas fotos, o pontífice aparece deitado em um caixão simples de madeira forrado com veludo vermelho, vestindo uma mitra branca e uma casula púrpura, enquanto segura um rosário.
Francisco faleceu na segunda-feira, 21, às 20h, aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral. Seu pontificado, que durou 12 anos, foi marcado por esforços para combater abusos sexuais na Igreja Católica e sua atuação durante guerras e na pandemia. Nascido em Buenos Aires no dia 17 de dezembro de 1936, foi o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica.
Após 38 dias internado devido a pneumonia, ele recebeu alta no dia 23 de março. Sua última aparição pública ocorreu no Domingo de Páscoa. De acordo com o protocolo do Vaticano, seu corpo será transferido na manhã desta quarta-feira para a Basílica de São Pedro, onde ficará em exposição pública às 9h (4h em Brasília).
Funeral simples
O funeral está agendado para sábado, 26, às 5h (horário de Brasília), conforme comunicado do Vaticano. Diferente de seus predecessores, que foram sepultados dentro do Vaticano, Francisco escolheu um caixão simples e seu local de sepultamento fora dos muros, na Igreja Santa Maria Maior em Roma. Essa igreja foi um local frequentado por ele para orações pessoais.
A decisão pela simplicidade reflete seu estilo humilde durante o papado. A cerimônia contará com a presença significativa dos cardeais em Roma, que já começaram a organizar os preparativos para a trasladação e o funeral. O corpo permanecerá com a tampa aberta enquanto os fiéis prestam suas homenagens.