Press "Enter" to skip to content

Vaticano se manifesta contra cirurgia de mudança de sexo

Última atualização 09/04/2024 | 13:53

A cirurgia de afirmação de género e a barriga de aluguer representam grandes ameaças à dignidade da vida humana e estão a par do aborto e da eutanásia, declarou a Igreja Católica na sua última nota doutrinária.

O Papa Francisco já havia apontado anteriormente o transgenerismo como uma “ideologia perigosa”, alegando que faz parte de uma “guerra global” contra o casamento e a família.

Ao mesmo tempo, nos últimos meses, o Vaticano flexibilizou um pouco as suas regras, permitindo que os padres concedessem bênçãos a casais do mesmo sexo fora dos rituais religiosos ou liturgias, embora não conseguindo legitimar o que ainda chama de “situações irregulares”.

Em Novembro passado, a Igreja Católica também esclareceu que os crentes transexuais podem receber o sacramento do baptismo, servir como testemunhas em cerimónias de casamento e actuar como padrinhos, desde que isso não conduza a um “escândalo público”.

Na segunda-feira, num documento intitulado “Doutrina da Fé  Dignitas Infinita  sobre a Dignidade Humana”, a Santa Sé afirmou que as pessoas deveriam aceitar as suas vidas e corpos como um “presente de Deus”. Como tal, qualquer tentativa de mudar esta situação equivale a brincar de Deus, declara o documento.

O Vaticano argumentou ainda que a teoria do género visa negar a “maior diferença possível que existe entre os seres vivos: a diferença sexual”.

“Daqui resulta que qualquer intervenção de mudança de sexo, em regra, corre o risco de ameaçar a dignidade única que a pessoa recebeu desde o momento da concepção”, acrescenta o documento.

O artigo estabelece uma distinção entre transição por escolha e casos em que a cirurgia é realizada em indivíduos com “anomalias genitais que já são evidentes no nascimento ou que se desenvolvem mais tarde”.

A Santa Sé argumentou que a teoria do género desempenha um “papel central” no que chamou de “colonização ideológica”.

O documento, que supostamente levou cinco anos para ser produzido, também visa países onde “as pessoas são presas, torturadas e até privadas do bem da vida apenas por causa da sua orientação sexual”. Tais práticas são “contrárias à dignidade humana”, disse a igreja.

Outra alegada ameaça mencionada no documento é a barriga de aluguer, que é descrita como transformar crianças em “meros objectos” e negar-lhes o seu direito inalienável de “ter uma origem totalmente humana (e não induzida artificialmente)”.

A barriga de aluguel “viola a dignidade da mulher”, que acaba sendo “desligada da criança que cresce dentro dela e se torna um mero meio subserviente ao ganho ou desejo arbitrário de outros”, afirmou.