Vazamento de esgoto alaga avenida na Rua do Porto e escoa direto no Rio Piracicaba: ‘decepcionante’, diz morador
Concessionária disse que excesso de chuvas compromete a rede coletora e que mantém caminhão de sucção de esgoto para melhorar a situação nesta terça-feira (10).
Um vazamento de esgoto na Rua do Porto de Piracicaba (SP), em frente ao Largo dos Pescadores, chamou atenção de quem frequenta a região, um dos mais importantes e movimentados pontos turísticos da cidade. O material que saiu das tubulações na via seguia para o Rio Piracicaba, representando risco ambiental. A tampa do sistema de esgoto não chegou a sair com vazamento, mas a quantidade de esgoto que transbordou na via causou alagamento no trecho da Avenida Beira Rio em Piracicaba. Houve reflexos no trânsito.
O funcionário público Natale Neto comentou o cenário às margens do manancial e em frente à Capela do Divino de Piracicaba. “É triste de ver. Não sei está entupido ou algo assim. Mas, é esgoto direto no principal ponto turístico da cidade. Situação lamentável”, disse. O pedreiro Fábio José Correa também criticou a situação. “É decepcionante para gente, que navega no Rio. O esgoto está aí”, apontou.
A concessionária Mirante, que é responsável pelo tratamento de esgoto em Piracicaba, afirmou que o excesso de chuvas dos últimos dias na cidade compromete a rede coletora no município. A empresa disse ainda que, desde esta segunda-feira (9), mantém um caminhão de sucção de esgoto, com potente sistema de bombeamento a vácuo, para melhorar a situação. “A Mirante informa que a rede coletora de esgoto está comprometida pela elevada contribuição irregular de água de chuva no sistema. Como forma colaborativa, atua com caminhão de sucção no local. As ações em andamento desde esta segunda-feira (9) têm como objetivo minimizar os impactos à população, mesmo que a causa não esteja relacionada à operação da concessionária”, disse.
Piracicaba (SP) registrou 43 milímetros (mm) de chuvas em menos de duas horas na tarde desta segunda-feira (9), segundo medição da Estação Meteorológica da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), o campus da USP na cidade. A chuva intensa acabou provocando o transbordamento do esgoto na região, agravando a situação na Rua do Porto e na Avenida Beira Rio. A Avenida 31 de Março e outros pontos conhecidos por alagamentos também foram afetados.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas de perigo para tempestades em toda a região de Piracicaba. Cordeirópolis (SP) está em estado de atenção, segundo a Defesa Civil. O período chuvoso na região tem sido intenso, com impactos diretos na infraestrutura urbana e no meio ambiente. Somente nos primeiros dias de fevereiro, Piracicaba já acumulou mais de 100 milímetros de chuvas, acima da média esperada para o mês. O Rio Piracicaba entrou em alerta para transbordamento, evidenciando a situação crítica na cidade.




