Press "Enter" to skip to content

Baixa vazão do Rio Meia Ponte coloca em risco abastecimento em Goiânia e região

Última atualização 22/08/2022 | 16:32

Com quase 100 dias sem chuvas, a vazão do Rio Meia Ponte, em Goiânia, está em nível crítico 1. A informação consta no boletim de segurança hídrica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O índice é sinônimo de alerta para a população.

A vazão média chegou a 4,455 mil litros nesta segunda-feira, 22, enquanto o ideal é de pelo menos 12 mil. A Bacia do Rio Meia Ponte é responsável por abastecer a capital e a Região Metropolitana. Agora, a sociedade deve adotar medidas para evitar o desabastecimento. Já que a previsão é que as chuvas retornem apenas em outubro, com o início da primavera.

“É importante neste momento que a população faça o uso racional da água, mais do que nunca. Ainda teremos um longo tempo até o retorno do período chuvoso, que se dará em meados de outubro”, reforça o o Gerente do Centro de Informações Meteorológicas (Cimehgo), André Amorim.

Medidas simples como reduzir o tempo no banho, fechar a torneira ao escovar os dentes e varrer em vez de lavar calçadas são medidas simples que podem impactar na conta de energia elétrica.

Somente no ano passado, a energia consumida pelos brasileiros teve 62% do total originada em hidrelétricas. Ou seja, quanto menos água nos reservatórios, menor a capacidade geradora de energia e maior utilização de termelétricas, que têm custo mais elevado. Há sete anos, as bandeiras tarifárias fazem parte da rotina da população para alterar o preço da energia conforme a existência e intensidade de escassez de chuvas.

Veja os níveis de segurança:

I Nível de Atenção  Escoamento menor ou igual a 12.000 L/s
II Nível de Alerta  Escoamento menor ou igual a 9.000 L/s
III Nível Crítico 1  Vazão escoamento menor ou igual a 5.500 L/s
IV Nível Crítico 2  Escoamento menor ou igual a 4.000 L/s
V Nível Crítico 3  Escoamento menor ou igual a 3.000 L/s
VI Nível Crítico 4  Escoamento menor ou igual a 2.000 L/s