Blindado com ‘alma de urbano’: Polícia Civil transforma caminhão para usá-lo em operações especiais
Entrega do veículo foi nesta quinta-feira (4), na Delegacia Seccional de Polícia de Presidente Prudente (SP). Novo equipamento permite mais proteção em operações de alto risco.
O Grupo de Operações Especiais (GOE) recebeu o 1º veículo blindado da Polícia Civil em Presidente Prudente (SP) — Foto: Maycon Oliveira/TV TEM
Pesando oito toneladas e com aproximadamente cinco metros de altura, o primeiro veículo blindado da Polícia Civil na região de Presidente Prudente (SP) foi destinado para o Grupo de Operações Especiais (GOE) durante cerimônia nesta quinta-feira (4).
Conforme a polícia, a partir do novo veículo, de modelo VW 8.160 adaptado, é possível mais proteção às equipes policiais em operações de alto risco, além de garantir aproximação segura em áreas críticas.
Além disso, o veículo será empregado em ações táticas, cumprimento de mandados e resposta a crises na região oeste de SP.
A Polícia Civil recebeu apoio de empresas privadas, instituições financeiras, empresas de equipamentos e servidores públicos, que contribuíram para a viabilização do projeto.
Segundo a polícia, a blindagem do veículo suporta projéteis de fuzil, além de ser equipado com diversos equipamentos tático-operacionais.
O modelo “VW 8.160” é originalmente considerado um caminhão leve, no qual o número “8.160” indica o peso bruto total do veículo (PBT) em toneladas. O veículo é popular em centros urbanos, especialmente para o transporte de pequenas cargas e para empresas de logística, devido à sua manobrabilidade e ao motor confiável.