Press "Enter" to skip to content

Veículo carregado com material radioativo tomba na BR-153, em Morrinhos

Última atualização 18/04/2023 | 09:03

Em Morrinhos, na região sul do estado de Goiás, um veículo contendo material radioativo tombou na BR-153. O Corpo de Bombeiros (CBMGO), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e a concessionária da rodovia se deslocaram até o local e constataram que não houve danos a recursos hídricos. Tampouco, não há vítimas.

Material radioativo em Morrinhos

O furgão em questão continha o composto radioativo Fludesoxiglicose-18F, cujas indicações na área de saúde incluem uso no tratamento de oncologia, cardiologia e neurologia. O veículo tombou no início da manhã desta segunda-feira, 17, por volta das 6h, no km 642 da BR-153, em Morrinhos.

No sentido de Itumbiara para Goiânia, saindo de São José do Rio Preto (SP), o motorista perdeu o controle da direção, saiu da pista e tombou o veículo na faixa de domínio. A carga ficou dentro do carro e diferentes entidades se mobilizaram até o local.

Os responsáveis verificaram o material, com aparelho de verificação de radiação, um contador Geiger, e não identificaram nenhum tipo de contaminação pelo produto. Ainda, realizaram os procedimentos de armazenamento e transporte. Assim, o produto ficou sob os cuidados da Cnen, após a conclusão dos procedimentos, e o motorista foi liberado junto com o veículo.