Veículos do SAMU e Coleta de lixo não serão afetados em Goiânia

“A prioridade é não deixar a cidade parar. A prefeitura, por determinação do prefeito Iris Rezende, está toda em regime de plantão para realizar todas as ações a fim de garantir os serviços à população”

Ambulâncias do Samu e coleta de lixo, que são administrados pela Prefeitura de Goiânia, têm combustíveis garantidos por mais uma semana de acordo com o estoque atual. A coleta de lixo conta com estoque próprio da prefeitura e consegue suprir os caminhões da Comurg também pelo mesmo período. Assim como as viaturas da polícia, contarão com reserva técnica dos postos de combustíveis.

Foi o que ficou determinado em reunião no Palácio das Esmeraldas, em gabinete de crise entre Estado e Município, em que foi definida a edição de um decreto pela gestão estadual para garantir a entrega de materiais, intensificando a escolta de combustíveis e de insumos para as áreas de saúde e segurança pública, prioritariamente. Os postos terão que manter uma reserva técnica para atender estas áreas.

O secretário de Governo Paulo Ortegal, responsável por manter o gabinete de crise vigilante por determinação do prefeito Iris Rezende, afirmou que a prioridade é manter  as três áreas em funcionamento. “Saúde com ambulâncias e insumos para os Cais e postos e a colega de lixo. A Comurg está em uma situação privilegiada, pois contamos com estoque próprio de óleo diesel. O transporte público não é exclusividade única da prefeitura, mas é essencial para o funcionamento da cidade. Estaremos dando todo suporte necessário”, destaca.

Transporte coletivo

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) está tomando medidas para adequar o transporte coletivo de passageiros na Região Metropolitana de Goiânia. Neste segunda-feira (28), está em vigência na Região Metropolitana de Goiânia a planilha de horários de sábado, que prevê redução nos ônibus até que seja normalizada a situação do abastecimento. “A prioridade é não deixar a cidade parar. A prefeitura, por determinação do prefeito Iris Rezende, está toda em regime de plantão para realizar todas as ações a fim de garantir os serviços à população”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos