Em meio a um momento tão triste e turbulento, provocado pela ofensiva militar russa, que tal conhecer um pouco sobre as curiosidades da Ucrânia? Veja a seguir.
Para conseguir passar sob o rio Dnieper, o metrô de Kiev teve que construir a estação mais profunda do mundo – a de Arsenalna, a 105,5 m de profundidade. As escadas rolantes gastam cinco minutos para levar um passageiro de volta à superfície!
Um prédio residencial com 30 m de altura, em Lviv, detém o recorde de maiores palavras cruzadas do mundo. Para resolver esta intervenção artística, é preciso coletar pistas em mais de 80 pontos turísticos da cidade, como parques, museus e monumentos.
Em 2015, o país aprovou uma série de leis de “descomunistização”, eliminando relíquias de seu passado comunista. Uma delas foi uma estátua de Lenin no quintal de uma fábrica em Odessa, que foi transformada numa homenagem a Darth Vader!
Darth Vader também concorreu à prefeitura da capital, Kiev, e de Odessa, terceira maior cidade do país, em 2014. Ele era o candidato do Partido da Internet, supostamente criado pelo hacker Dmytro Holubov para propor um “governo eletrônico contra a burocracia”.
A cegonha é o animal nacional. Segundo o folclore ucraniano, elas têm muitos dons mágicos para proteger os humanos. Podem até prever o tempo: se estiverem agitadas, vem tempo ruim por aí. Se ficarem apoiadas numa perna só, é frio na certa.
Oito semanas antes da Páscoa, comemora-se a Maslenitsa, uma espécie de Carnaval ucraniano. É construída uma figura de palha e pano, chamada de Senhora Maslenitsa e, no dia seguinte, homens procuram mulheres para se casar após a Quaresma. (Fonte: mundoeducacao.uol.com.br)