Veja como acabar com o sono durante o trabalho

Durante a sua jornada de trabalho diária,  todo mundo já se pegou pescando de sono. Seja por uma noite simplesmente mal dormida ou uma tarefa entediante, ficar balançando a cabeça e querendo fechar os olhos a todo momento não é algo agradável. E a as vezes pode até prejudicar seu rendimento.

Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, aqui vão nove dicas para te dar mais energia e vencer o sono. Veja:

1. Andar

Qualquer exercício leve vai te deixar mais disposto. Durante pausas ou mesmo no horário de almoço, vá dar uma volta para movimentar o corpo. “Exercícios liberam endorfina, o que ajuda a aliviar o stress e focar a atenção”, diz o Dr. Kevin Campbell, autor de vários livros sobre saúde.

2. Fique na luz natural

A luz natural costuma nos deixar mais alertas. Mas quando estamos fechados em um escritório, pode ser difícil ter esse acesso. Então, vai a dica: dê uma olhada nas lâmpadas mesmo. De acordo com a nutricionista Charlotte Watts, o efeito da luz acorda o cérebro.

3. Conversar

Seja amigável e converse com os seus amigos. Todo tipo de troca de ideias faz o cérebro acordar, nem que falando ao telefone.

4. Coma alimentos leves

O que se come afeta a disposição do organismo. Por isso, o ideal é almoçar alimentos leves e incluir alguma proteína, como peixe, queijo ou até tofu.

5. Meditação

Parar por cinco minutos, relaxar, focar, respirar fundo e tentar limpar a mente provavelmente vai te dar a energia suficiente para continuar o dia.

6. Não tome café

Você está com sono, vai até a cozinha e pega um copo de café. Clássico… Pois bem, pare agora de fazer isso. Muita cafeína pode acabar nos deixando muito cansados e sem disposição, então o ideal é tomar apenas um copo quando acordar e não vários durante o dia.

7. Chá de gengibre

Coloque uma fatia de gengibre dentro de uma caneca com água quente. A raiz tem propriedades estimulantes e vai te deixar ligado por um tempo.

8. Chocolate

Alguns quadradinhos de chocolate amargo podem fazer bem para o seu dia. Ele é estimulante e tem a capacidade de acordar o cérebro de uma forma única.

9. Lanches

Pequenos lanches, como barrinhas de sementes e cereais, além de frutas, podem ser ótimos para manter o cérebro acordado. Barras de proteína também te deixam mais alerta. Quanto mais saudável, melhor, porque você foge do açúcar utilizado nos produtos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Inscrições para Casas a Custo Zero em Goiás vão até dia 22 de setembro

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e do Goiás Social, alerta para o prazo final de inscrição e entrega de documentos para interessados em casas a custo zero em 14 municípios. Complete sua inscrição para participar do sorteio das moradias. No momento, mais de 1.500 inscrições estão incompletas. Acesse o site da Agehab e verifique a situação da sua inscrição.
 
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destaca que a política habitacional goiana é referência nacional, sendo fundamental no combate à pobreza. “Goiás é o único estado brasileiro com casas totalmente gratuitas para o beneficiário. Famílias que realmente precisam passam a ter acesso à casa própria sem pagar nada”, afirma.
 
A mudança no momento de entrega dos documentos, que antes ocorria após o sorteio, agora acontece na inscrição. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, a mudança visa agilizar a convocação das famílias para receberem as moradias. “A Agehab se preocupa com o grande número de inscrições incompletas nesta reta final. Apresente a documentação o mais rápido possível para não perder a oportunidade”, explica.
 
No total, 588 unidades habitacionais estão com inscrições abertas na Agehab. Os municípios de Adelândia, Alvorada do Norte, Campinorte, Damianópolis, Guarani, Inaciolândia, Itaguari, Mara Rosa, Santa Rita do Araguaia e São Francisco de Goiás recebem inscrições até 22 de setembro. Em Buritinópolis, Mossâmedes, Panamá e Heitoraí, as inscrições se encerram em 17 de setembro.
 
“Mesmo nos municípios com prazo estendido, não deixem para apresentar a documentação na última hora e corram o risco de ficarem de fora do sorteio”, recomenda o presidente. As equipes das prefeituras estão disponíveis para esclarecer dúvidas, assim como a assistente virtual da Agehab, Marilar, pelo número (62) 3096-5000.
 
O secretário estadual da Infraestrutura, Pedro Sales, lembra que o sorteio das unidades garante igualdade de oportunidades a todos os candidatos. “A quantidade de moradias para cada município é definida por indicadores sociais do Instituto Mauro Borges, mas a demanda geralmente é maior. Por isso, continuaremos com os sorteios transparentes para que todos possam acompanhar”, ressalta Sales.
 
Para se inscrever, observe os critérios básicos: renda familiar de até um salário mínimo, não possuir imóvel, não ter sido beneficiado em nenhum programa habitacional no Brasil, ter vínculo mínimo de três anos (ou mais, conforme o edital) com o município e ter o CadÚnico federal atualizado. Consulte os editais e faça sua inscrição no site goias.go.br/agehab, na seção Casas a Custo Zero.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp