Nesta quinta-feira, 28, a Prefeitura de Goiânia liberou tráfego de veículos no anel externo da Praça Cívica, entre a Rua 82 e a Avenida 84. Com a conclusão dos serviços da Saneago e do consórcio BRT, as vias, que ficam em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira, já podem ser utilizadas.
Obras na Praça Cívica
Depois da liberação do anel externo da Praça Cívica, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) buscam a liberação do anel interno. Seu uso será exclusivo dos veículos de transporte coletivo.
O pavimento do anel interno chegou à sua conclusão, mas as autoridades ainda estão estudando a logística de trânsito. A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e o consórcio BRT também estão participando da ação.
No período de interdição dos trechos na Praça Cívica, foram construídas bocas de lobo, travessias semafóricas, lombofaixa e selagem do pavimento. Para completar, foram 1.240m lineares e 15.500m² de pavimentação de concreto, representando cerca de 3.500m³.
O consórcio BRT continua com as obras de calçada. Além disso, começou a construção de duas das quatro estações de embarque/desembarque, previstas para receber a instalação na praça.
Com extensão de 21,7 km, o BRT Norte-Sul possui dois trechos. O trecho I vai do Terminal Isidória até o Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia. O trecho II, por sua vez, parte do Terminal Recanto do Bosque, na Região Norte da capital, até o Terminal Isidória, na Região Sul.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem acompanhando as obras na Praça Cívica, pelo fato da região central de Goiânia ser patrimônio histórico de art déco.