Press "Enter" to skip to content

Prefeitura libera tráfego na Praça Cívica, entre as ruas 82 e 84, após obras do BRT

Última atualização 29/07/2022 | 14:50

Nesta quinta-feira, 28, a Prefeitura de Goiânia liberou tráfego de veículos no anel externo da Praça Cívica, entre a Rua 82 e a Avenida 84. Com a conclusão dos serviços da Saneago e do consórcio BRT, as vias, que ficam em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira, já podem ser utilizadas.

Obras na Praça Cívica

Depois da liberação do anel externo da Praça Cívica, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) buscam a liberação do anel interno. Seu uso será exclusivo dos veículos de transporte coletivo.

O pavimento do anel interno chegou à sua conclusão, mas as autoridades ainda estão estudando a logística de trânsito. A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e o consórcio BRT também estão participando da ação.

No período de interdição dos trechos na Praça Cívica, foram construídas bocas de lobo, travessias semafóricas, lombofaixa e selagem do pavimento. Para completar, foram 1.240m lineares e 15.500m² de pavimentação de concreto, representando cerca de 3.500m³.

O consórcio BRT continua com as obras de calçada. Além disso, começou a construção de duas das quatro estações de embarque/desembarque, previstas para receber a instalação na praça.

Com extensão de 21,7 km, o BRT Norte-Sul possui dois trechos. O trecho I vai do Terminal Isidória até o Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia. O trecho II, por sua vez, parte do Terminal Recanto do Bosque, na Região Norte da capital, até o Terminal Isidória, na Região Sul.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem acompanhando as obras na Praça Cívica, pelo fato da região central de Goiânia ser patrimônio histórico de art déco.