Press "Enter" to skip to content

Veja como saber se você está na malha fina da Receita Federal

O prazo para a declaração de Imposto de Renda está chegando ao prazo final e muitos brasileiros temem em acabar indo para a malha fina. Para saber se você caiu na malha fina da Receita Federal, o procedimento é simples e rápido. Basta acessar o site do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) e fazer o cadastro com seu CPF, data de nascimento e o número de recibos de entrega das últimas duas declarações do IR.

Este procedimento irá gerar um código de acesso, que é necessário para que você possa fazer o login com seu CPF e senha informados durante o cadastro na plataforma.

Confira o passo a passo de como você pode consultar:

Depois de realizar o cadastro ou login no site do e-CAC, basta ir até o menu à esquerda da sua tela e clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em ”Processamento” e Pendências de Malha”.

Caso tenha alguma pendência, essa área do site irá informá-lo. Também será possível corrigir a sua declaração pelo próprio site ou até mesmo regularizar seu Cadastro de Pessoa Física.

Para corrigir, verifique se seu CPF, estará classificado em algum dos casos abaixo:

1.  Suspenso

Quando o CPF está suspenso, geralmente é um caso de dados insuficientes ou incorretos, mas também pode significar que você está em dívida com a Justiça Eleitoral.

2.  Pendente de regularização

Estar com o CPF pendente de regularização significa que você não entregou alguma declaração de IR nos últimos cinco anos.

3.  Cancelado

O CPF é cancelado quando houver mais de uma inscrição sob os mesmos dados ou por decisão administrativa/judicial.

4.  Nulo

A anulação do CPF acontece quando há fraude na inscrição do documento.

5.  Titular falecido

Essa situação ocorre quando é dado baixa no documento de óbito do titular do CPF.

 

Caso seu CPF esteja em algum desses casos, é preciso que você compareça a Receita Federal.

Caiu na malha, e agora?

Caso você tenha caído na malha final, o importante é que seja regularizado o mais rápido possível. Dependendo do motivo o qual você caiu, pode ser resolvido pela internet. Você até mesmo checar se isso ocorreu antes mesmo de receber a notificação da Receita Federal.