Veja o que abre e fecha durante o feriado de Corpus Christi em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (04) devido ao feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (03). Com a prorrogação do feriado, o horário de funcionamento dos órgãos municipais e aqueles considerados essenciais será diferente. Alguns trabalharão em regime de plantão, como serviços de saúde e limpeza pública. Confira!

O Paço Municipal e as unidades de Atende Fácil, reabrem na próxima segunda-feira (07).

Saúde

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas unidades de saúde da capital que funcionam 24 horas, conforme classificação de risco e com priorização das situações mais graves.

Unidades de saúde 24 horas: Cais Amendoeiras, Cais Bairro Goiá, Cais Campinas, Cais Cândida de Morais, Cais Vila Nova, Cais Finsocial, Cais Guanabara III, Ciams Novo Horizonte, Ciams Urias Magalhães, Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof), Hospital e Maternidade Dona Iris, Maternidade Nascer Cidadão, Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc, além das UPAs Residencial Itaipu, Chácara do Governador, Novo Mundo, Jardim América e da região Noroeste.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deverá acionar o Samu pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

Comurg

Os serviços de varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes seguem sem interrupção, assim como os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos.

GCM

A segurança dos prédios e logradouros públicos do município, como escolas, parques e unidades de saúde, também continua sendo realizada pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas.

Informações podem ser obtidas pelos números 3524-2643 ou 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são a Casa da Acolhida (3524-2480), o SOS Criança e Complexo 24 Horas (3524-1859 / 3524-1856) e o Residencial Professor Niso Prego (3524-1882).

Centro de Zoonoses

O Centro de Zoonoses funciona na segunda-feira, com a Gerência de População Animal e Controle Vetorial.

Lazer

De quinta-feira a domingo, o horário de funcionamento do Parque Mutirama será das 10h às 17h, com entrada franca. Já no Zoológico de Goiânia as atividades ocorrem das 8h30 às 17h e a entrada é R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Em ambos, por conta das recomendações sanitárias para prevenção da Covid-19, a lotação máxima dos parques será de 30% da capacidade.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

INSS divulga novo calendário de pagamentos com ajustes nos valores para segurados da instituição

Descubra o Calendário de Pagamentos do INSS para 2025

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o calendário de pagamentos para 2025, permitindo que os cerca de 40 milhões de beneficiários planejem suas finanças com antecedência. Este calendário segue o padrão dos anos anteriores, com datas de pagamento determinadas pelo número final do cartão de benefício, excluindo o dígito verificador.

Para os beneficiários que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão realizados entre 27 de janeiro e 7 de fevereiro de 2025. Já aqueles com renda mensal acima do salário mínimo receberão seus pagamentos a partir de 3 de fevereiro, também até 7 de fevereiro.

O calendário de pagamentos é estruturado de acordo com o número final do cartão de benefício. Por exemplo, benefícios com final 1 serão pagos em 27 de janeiro, enquanto os com finais 2 e 7 serão pagos no dia seguinte, e assim por diante. Essa sequência se repete ao longo do ano, facilitando a organização dos beneficiários.

A autarquia ressalta que o calendário leva em conta apenas o número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito verificador. Isso ajuda a evitar confusões e garantir que todos os beneficiários saibam exatamente quando receberão seus pagamentos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp