Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi

Na próxima quinta-feira, 30, comemora-se o feriado de Corpus Christi. Com isso, a Prefeitura de Goiânia informa que haverá horários diferenciados de funcionamento em alguns serviços, enquanto outros seguem inalterados. Vale lembrar que, conforme decreto nº 2.147, de 23 de maio, no dia 31, sexta-feira, o ponto será facultativo nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Poder Executivo do Município de Goiânia.

Alguns dos serviços municipais que continuarão ativos durante o feriadão são os da saúde e segurança. Já outros, como transporte coletivo, funcionarão com horários e linhas especiais. Confira abaixo:

Comurg

Os serviços de varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes seguem sem interrupção, assim como os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos e de remoção de entulhos e manutenção nas praças.

Saúde

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas unidades de saúde da capital que funcionam 24 horas, conforme classificação de risco e com priorização das situações mais graves. Unidades de saúde 24 horas: Cais Amendoeiras, Cais Bairro Goiá, Cais Campinas, Cais Cândida de Morais, Cais Vila Nova, Cais Finsocial, Ciams Novo Horizonte, Ciams Urias Magalhães, Upa Novo Mundo, Upa Dr. Paulo de Siqueira, Upa Itaipu, UPA Maria Perillo, Upa Dr. Domingos Viggiano (no Jardim América), e Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc.

Também fazem parte da rede 24 horas o Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), Maternidade Nascer Cidadão (MNC), Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) e o Samu, que atende situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas. O serviço pode ser acionado pelo 192 e conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

Haverá ainda vacinação em três locais: Centro Municipal de Vacinação (CMV), Ciams Dr. Domingos Viggiano e Ciams Urias Magalhães. A sala de vacina do Ciams Novo Horizonte está temporariamente fechada para reforma.

O município oferta ainda testagem para Covid-19. Locais de horários podem ser consultado no site www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/

Centro de Zoonoses

O Centro de Vigilância em Zoonoses funcionará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130. O serviço se destina às situações ligadas aos animais que estejam causando algum risco à saúde do homem, como animais agressivos.

Em caso de mordida, a pessoa deve se dirigir a uma unidade de saúde mais próxima para que seja avaliada a necessidade de receber a vacina antirrábica.

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone 3524-2690.

A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas e informações podem ser obtidas pelos números 3524-2643 ou 3524-2689. Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são as Casas de Acolhidas – CAC I (62)992078306 e CAC II (62) 992077758, o SOS Criança e Complexo 24 Horas (62)992067271.

GCM

A segurança dos prédios e logradouros públicos do município, como escolas, parques e unidades de saúde, também continua sendo feita pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).

Vale destacar que na GCM os serviços não sofrem alteração em decorrência de feriados e somente o setor administrativo trabalha por escala em datas especiais.

Transporte coletivo

Conforme a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), no dia ,30, quinta-feira, os ônibus vão operar com planilha horária de feriado, com 3.469 viagens. No dia ,31, sexta-feira, a frota vai operar com planilha horária de férias, com 7.122 viagens.

A CMTC recomenda aos passageiros da RMTC que utilizem o aplicativo SiMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.

Atende Fácil

Com o feriado desta semana, os interessados em usufruir dos diversos atendimentos oferecidos nas unidades do Atende Fácil na capital podem voltar a contar com eles na segunda-feira ,3. Uma vez que o decreto municipal determinou ponto facultativo na sexta-feira ,31, o Atende Fácil funcionará nesta semana somente até quarta-feira ,29, sendo reaberto na próxima semana.

Lazer

Quem planeja passar o feriadão em Goiânia poderá aproveitar diversas opções de lazer oferecidas pela Prefeitura. Entre elas, o Parque Mutirama, no Setor Central, que vai funcionar de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h; e o Parque Zoológico de Goiânia, no Setor Oeste, que funcionará das 9h às 17h, com bilheteria até às 16h.

Há ainda os clubes. No entanto, vale destacar o funcionamento diferenciado das unidades em decorrência do feriadão. No Clube Rio Jordão haverá ponto facultativo e as atividades recreativas da unidades não serão oferecidas. No sábado e domingo só por agendamento.

Já no Clube do Povo, na Região Noroeste, também haverá ponto facultativo. O clube vai receber os visitantes com agendamento feito previamente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

USP e Instituto Curie se unem em parceria inovadora contra linfoma cerebral: detalhes e perspectivas promissoras

Parceria inédita da USP com instituto francês mira terapia inovadora contra linfoma cerebral

Hemocentro de Ribeirão Preto (SP) e Instituto Curie, em Paris, vão compartilhar experiências no tratamento de linfomas. Objetivo inicial da cooperação é construir estudo clínico para 2026.

Pesquisadores brasileiros e franceses vão compartilhar experiências no tratamento de linfomas — Foto: RFI

A Universidade de São Paulo (USP), por meio do Hemocentro de Ribeirão Preto (SP), oficializou uma parceria inédita com o Instituto Curie, da França, para buscar um novo tratamento contra um tipo de linfoma que atinge o cérebro humano.

A parceria foi fechada depois que uma delegação com membros da USP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do consulado da França em São Paulo estiveram em Paris para visitar as instalações do instituto, entre os dias 18 e 22 de novembro deste ano.

Para entender como deve funcionar a cooperação entre as instituições, o DE conversou com Diego Clé, especialista em hematologia do Núcleo de Terapia Avançada da USP (Nutera) e um dos participantes do projeto. Abaixo, veja perguntas e respostas:

🧠 Como será a troca de conhecimentos? O projeto em busca desse tratamento contra linfoma cerebral se iniciou no Instituto Curie. Porém, o Hemocentro de Ribeirão conduz estudos semelhantes, como o Car-T Cell, tratamento inovador que combate o câncer no sangue e que apresentou resultados positivos de segurança nos pacientes durante os primeiros testes.

Com isso, surgiu a ideia de o Hemocentro agregar conhecimento para a sequência do desenvolvimento da terapia contra o linfoma no cérebro.

“A gente desenvolveu o nosso Car-T Cell aqui, e eles desenvolveram uma versão 2.0. É um pouco diferente, tem algumas modificações para tentar deixar esse Car-T Cell mais efetivo e também para que ele funcione melhor, permaneça mais tempo no paciente. Tem algumas melhorias. Não é exatamente o mesmo produto que o nosso, mas é muito parecido”, disse.

USP fechou parceria com Instituto Curie, da França, em busca de terapia contra linfoma cerebral — Foto: RFI

Segundo Clé, a existência do Nutera no Hemocentro chamou a atenção dos franceses.

> “O que impressionou bastante eles é que a gente tem o Nutera aqui, que é uma fábrica em moldes de indústria farmacêutica, com todo rigor e preparo para produzir essas células para uso clínico. Eles [franceses] estão fazendo isso ainda em escala de pesquisa”, destacou.

Núcleo de Terapia Celular Avançada, em Ribeirão Preto, SP, é responsável pela pesquisa e produção em larga escala de Células CAR-T — Foto: Sérgio Oliveira/EPTV

🎯 Qual é o primeiro objetivo? O objetivo inicial dessa cooperação é construir um estudo clínico para testar o tratamento em pacientes com linfoma cerebral primário que tiveram reincidência após uma primeira opção de terapia. A expectativa é de que participem dez pessoas de cada país.

> “Esse é o objetivo primário. A gente fazer um estudo clínico binacional para tratar os pacientes. Esse estudo vai ser específico para um tipo de linfoma, que é o linfoma que acomete o sistema nervoso central. Depois, ter o compartilhamento de tecnologia entre os dois institutos, treinar equipes”, diz o pesquisador.

Há um cronograma? A parceria deve começar efetivamente em 2025, quando ocorrerá um intercâmbio de cientistas brasileiros para as instalações francesas. Nesse intercâmbio, os pesquisadores buscarão ter acesso a essa tecnologia e replicar o tratamento no Brasil.

Já em 2026, a ideia é que os primeiros 20 pacientes voluntários – 10 de cada país – recebam a terapia, como parte do início do estudo clínico.

“Tem uma série de etapas, de desenvolver protocolos, depois aprovar esses protocolos em comitê de ética, depois na Anvisa, depois lá na França. Isso vai um tempo de pelo menos um ano”, ressalta o especialista.

Equipe do Hemocentro de Ribeirão Preto em visita ao Instituto Curie, em Paris — Foto: RFI

▶️ O que é o linfoma cerebral? É um dos subtipos dos linfomas não Hodgkin e considerado raro, já que possui incidência de 1% a 3% dentre os linfomas dessa categoria. Porém, segundo o especialista, ele é mais agressivo e resistente aos tratamentos convencionais, como a quimioterapia.

> “Ele é bem raro, é um dos tipos de linfoma não Hodgkin, considerado um tipo específico, porque ele tem essas características de só pegar o sistema nervoso, então está dentro do cérebro ou da medula espinhal do paciente, não em outros lugares. Por esse comportamento diferente, a origem da doença é diferente, algumas mutações genéticas bem específicas. Isso faz com que ele seja uma doença à parte. É bem mais agressivo que os [linfomas] habituais”, explica Clé.

Conheça os sintomas do linfoma não-Hodgkin

🙏 Há expectativa de outras descobertas? De acordo com Diego Clé, existe a possibilidade de que, em caso de sucesso nos experimentos contra o linfoma cerebral, a terapia pode servir como base para tratar outras doenças.

“Se essas melhorias que eles fizeram, se essa versão 2.0 do Car-T realmente se mostrar mais eficaz, isso pode ser expandido para outras doenças. Vamos começar com esse linfoma, que é uma necessidade que a gente tem hoje, mas depois vai expandindo para outras doenças”, finalizou.

Centro de produção de Car-T Cell em Ribeirão Preto, SP — Foto: Fábio Júnior/EPTV

Veja mais notícias da região no DE Ribeirão e Franca.

VÍDEOS: TUDO SOBRE RIBEIRÃO PRETO, FRANCA E REGIÃO

50 vídeos.

Considerações finais: O conteúdo otimizado para SEO se concentra na parceria inédita entre a USP e o Instituto Curie, compartilhando conhecimentos sobre um tratamento inovador para o linfoma cerebral. Detalhes sobre a cooperação, objetivos, cronograma e expectativas futuras são apresentados. A informação é apresentada de forma clara e objetiva, destacando a importância da parceria e suas possíveis contribuições para o campo da saúde.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp