Veja qual é a proporção de candidatos por vaga e por eleitores, em Goiás

Goiás candidatos por vaga e por eleitores

Nas Eleições 2022, os eleitores escolherão um governador, um senador, 17 deputados federais e 41 deputados estaduais em Goiás. Com quase 5 milhões de pessoas aptas a votar no estado, qual é a proporção de candidatos por eleitor e pelas vagas que pleiteiam neste ano?

Quantidade de candidatos em Goiás

No levantamento do Diário do Estado, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entraram em consideração apenas as candidaturas que obtiveram deferimento em Goiás. Portanto, a quantidade total de 1.210 pleiteantes diminuiu para 1.083.

Para governador, são oito candidatos, sendo que a candidatura de Vinícius Paixão (PCO) foi indeferida com recurso ou em prazo recursal. Já para senador, são nove, considerando que a candidatura de Antônio Paixão (PCO) foi indeferida de forma definitiva.

Para deputado federal, 337 estão aptos a se eleger em Goiás. Nesse cargo, foram 24 indeferimentos, 20 renúncias e dez indeferimentos com recurso ou em prazo recursal. Por fim, para deputado estadual, 729 estão aptos a se eleger, após 29 renúncias, 28 indeferimentos, 13 indeferimentos com recurso ou em prazo recursal e um pedido não conhecido.

Candidatos por vaga no estado

Para o cargo de governador, naturalmente apenas uma pessoa se elege. Assim, são oito candidatos por vaga e a probabilidade de sucesso de um candidato é de 12,5%. Para senador, também é apenas uma pessoa que se elege, pelo menos neste ano. Como são nove candidatos por vaga, a taxa de sucesso é de 11,1%.

Em Goiás, de acordo com a divisão eleitoral, 17 pessoas se elegem como deputados federais; em cada estado do Brasil, esse número é diferente. Como o estado goiano tem 337 concorrentes, isso significa que são 19,8 candidatos por vaga. Em outras palavras, apenas 5,04% do total conseguirá um cargo.

Já para deputado estadual, Goiás tem direito a 41 cadeiras. Ou seja, em um panorama de 729 candidatos totais, são 17,7 por vaga. Em porcentagem, cerca de 5,62% se elegerão no estado.

Proporção de candidatos e eleitores

Goiás conta com 4.870.354 eleitores aptos a votar. Em um cenário no qual 1.083 pessoas disputam os quatro cargos eletivos deste ano no estado, a proporção é de 4.497,09 pessoas por candidato.

No estado de Goiás, Goiânia ocupa a primeira posição com folga entre os colégios eleitorais, com um total de 1.032.004 eleitores. Aparecida de Goiânia aparece logo atrás, com 334.859. Fechando a relação dos três maiores, está a cidade de Anápolis, com 286.671 eleitores.

Entre os menores colégios eleitorais de Goiás, Anhanguera ocupa o topo da lista, com 1.234 eleitores. Lagoa Santa apresenta 1.601 votantes, enquanto Cachoeira de Goiás conta com 1.884. Saiba mais por aqui.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp