Vélez vence o Huracán e conquista 11º título do Campeonato Argentino
Com três equipes na disputa pelo troféu, o torneio foi decidido na última rodada, com uma vitória por 2 a 0 que definiu as classificações para a Libertadores 2025.
O Vélez Sarsfield superou o Huracán por 2 a 0 no domingo e garantiu o 11º título do Campeonato Argentino. Sob o comando de Gustavo Quinteros, a equipe tinha a vantagem de estar na liderança e apenas dependia de si mesma para se consagrar campeã na última rodada. A vitória também garantiu ao Vélez uma vaga na Libertadores 2025 e definiu que o Talleres, River Plate e Boca Juniors ocupariam as outras três vagas para a competição continental.
O Vélez entrou em campo para enfrentar o Huracán em primeiro lugar, empatado em 48 pontos com o Talleres, porém com uma vantagem de 11 gols no saldo de gols (o critério de desempate). Seu oponente do domingo vinha logo atrás, somando 46 pontos. Com isso, os anfitriões apenas precisavam garantir a vitória para erguer a taça, o que conquistaram já no primeiro tempo.
No Estádio José Amalfitani, Pizzini encontrou Aquino na cara do gol aos 30 minutos. Apesar da defesa do goleiro, Aquino aproveitou o rebote para balançar as redes. O segundo gol teve início com uma cobrança de falta para Gómez finalizar dentro da área. Galíndez defendeu, mas Damián Fernández aproveitou o rebote para ampliar o placar, trazendo alegria à torcida do Vélez. Enquanto isso, o Talleres foi derrotado pelo Newell’s Old Boys por 3 a 1.
O desfecho da última rodada foi fundamental para a definição das vagas na Taça Libertadores da CONMEBOL, levando em consideração a posição na tabela anual que combina o desempenho no Campeonato Argentino e na Copa da Liga. Com as conquistas dos troféus do Vélez Sarsfield e do Racing, garantindo suas vagas, Talleres, River Plate e Boca Juniors também se classificaram. Estudiantes, campeão da Copa da Liga, e Central Córdoba, campeão da Copa Argentina, já haviam assegurado suas participações.
Com a 11ª conquista, o Vélez mantém-se em sexto lugar na lista dos maiores vencedores do Campeonato Argentino. O River Plate lidera a lista com 38 títulos, seguido pelo Boca Juniors com 35. O time celebrou a vitória e o título, demonstrando sua força e tradição no cenário do futebol argentino.