Velório de atriz Rogéria será nesta manhã, no Rio

O corpo da atriz Rogéria vai ser velado hoje (5), a partir das 11h, no Teatro João Caetano no centro do Rio de Janeiro. Nas duas primeiras horas, a cerimônia vai ser fechada para parentes e amigos e, em seguida, das 13h às 18h, o acesso será aberto ao público.

O enterro está marcado para amanhã (6), no município de Cantagalo, no norte Fluminense, cidade onde Rogéria nasceu. A atriz morreu ontem, aos 74 anos, devido a complicações provocadas por uma infecção urinária.

Ela estava internada desde o dia 8 de agosto em um hospital na Barra da Tijuca. Nascida Astolfo Barroso Pinto, Rogéria era a mais antiga transformista em atividade no Brasil. Ainda na adolescência, homossexual assumido, Astolfo virou transformista e começou a trabalhar como maquiadora, ainda com o nome masculino, na extinta TV Rio.

O nome Rogéria surgiu em 1964, quando venceu um concurso de fantasias no carnaval. Ela estreou nos palcos no mesmo ano, em um show de travestis na Galeria Alaska, então reduto gay de Copacabana.

Durante sua carreira, ela atuou em dezenas de shows e peças teatrais – tendo recebido o Troféu Mambembe em 1979, pelo espetáculo que fez ao lado de Grande Otelo – e programas de televisão, se destacando como jurada no programa do Chacrinha. Rogéria também participou de 11 filmes e atuou em novelas como TietaParaíso Tropical e A Força do Querer.

Fonte: Agência Brasil

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jogadores serão obrigados a comprovar vacinação completa, segundo a CBF

Os jogadores participantes de torneios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deverão estar imunizados contra covid. A exigência começa a valer neste ano, a partir da Copa do Brasil, que começa no próximo mês. Apesar disso, testes rápidos continuarão a ser realizados de um a dois dias antes das partidas. A maioria dos clubes de futebol da série A afirma que todos os jogadores estão vacinados.

A obrigatoriedade consta no Guia Médico da entidade atualizado nesta sexta (21) para um retorno seguro às atividades desportivas. O comprovante de vacinação deverá ser apresentado por jogadores e comissão técnica para a Comissão Médica Especial da CBF. Sem o documento, o nome deles não será incluído na súmula da partida.

Imunização completa, no entendimento da Confederação, significa “aplicação das doses recomendadas em bula por cada laboratório fabricante da vacina devidamente autorizada pelas agências regulatórias”, registra o Guia Médico. O tempo considerado para efetividade plena é de 14 dias após o recebimento do imunizante.

“Doses adicionais de vacina (doses de reforço ou booster), seguirão o disposto nas regulamentações das autoridades sanitárias e de acordo com as regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI), quanto à periodicidade, às populações-alvo e as faixas etárias”, completa o texto.

Xenofobia e anti-vacina

Nesta semana, o jogador Pato, do Orlando City, postou em sua rede social que a vacina contra covid é “picada experimental” contra um “vírus chinês”. O comentário surgiu após elogiar o tenista Novak Djokovic, que foi deportado da Austrália por não apresentar um comprovante de vacinação contra a Covid-19. Após a repercussão negativa, ele apagou o texto, afirmou que recebeu as duas doses da vacina e que todos temos de nos vacinar.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp