Press "Enter" to skip to content

Velório de Iris Rezende será aberto ao público, diz Caiado

O governador Ronaldo Caiado informou, por meio de rede social, que o corpo do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia tem previsão de chegada às 11h da manhã no Hangar do Estado, nesta terça-feira (09).Em seguida, seguirá para o Palácio das Esmeraldas, onde será velado pelos familiares. Posteriormente, o velório será aberto ao público.

Na publicação, Ronaldo Caiado decretou luto oficial de sete dias em Goiás.

Internado em agosto

No dia 6 de agosto, Iris passou por uma cirurgia para conter um AVC, após sentir fortes dores de cabeça, No dia 31, foi transferido para o hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde permaneceu internado, por conta de complicações clínicas, até a madrugada desta terça-feira, em que veio a falecer aos 87 anos.

Carreira política

O político nasceu em Cristianópolis, sudoeste de Goiás, no dia 22 de dezembro de 1933. Era formado em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e começou a carreira política em 1959, vencendo eleições para vereador, com recorde de maior número de votos, aos 25 anos de idade.

Poucos anos depois, em 1962, foi eleito deputado estadual. Assumiu a Prefeitura de Goiânia em 1965, mas não cumpriu o mandato inteiro, por ter sido cassado pela ditadura militar.

Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Iris atuou ainda em âmbito nacional. Foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).