Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2025, László Krasznahorkai terá dois livros publicados no Brasil. Após o anúncio do prêmio, a Companhia das Letras revelou que lançará ‘O retorno do Barão Wenckheim’ em 2026, em tradução de Zsuzsanna Spiry, e uma edição de ‘Herscht 07769’, romance épico de mais de 400 páginas escrito em uma única frase. A editora já havia lançado ‘Sátántangó’ do autor húngaro em 2022, ambientado numa aldeia com personagens peculiares.
‘O retorno do Barão Wenckheim’ narra o retorno de Béla Wenckheim, um aristocrata húngaro de 64 anos, à sua cidade natal, enfrentando expectativas dos moradores. Em ‘Herscht 07769’, acompanhamos Florian Herscht, um homem misterioso, na Alemanha, que encontra conforto em conversas com uma bibliotecária e ensinamentos de um ex-professor de física. Krasznahorkai, conhecido como ‘mestre do apocalipse’, recebeu o Nobel por sua obra visionária e poderosa.
O autor, também roteirista, colabora frequentemente com o cineasta Béla Tarr, com quem adaptou ‘Sátántangó’ para o cinema em 1994. A ensaísta Susan Sontag o descreveu como um mestre do apocalipse. A obra de Krasznahorkai destaca-se pela abordagem compassiva e quase mística da solidão e transcendência, tocando em temas profundos e universais.