Destino de verão em SC decreta situação de emergência após vendaval destelhar casas e derrubar árvores
Segundo a prefeitura de Laguna, no Sul de Santa Catarina, todas os bairros foram
antigidos no sábado (27).
Laguna teve casas e estabelecimentos comerciais destelhados.
Laguna, um dos principais destinos de verão do Sul de Santa Catarina, decretou situação de emergência neste domingo (28) após um vendaval destelhar imóveis e derrubar postes e árvores no sábado (27).
Segundo a prefeitura, todos os bairros foram atingidos. O documento cita que foram registradas “perdas consideráveis nos bens públicos (escolas, creches, prédio do porto pesqueiro e redes de distribuição de energia), na agricultura, comércio e nas residências”. Não há feridos.
A ocorrência, segundo a Defesa Civil estadual, foi classificada como um temporal típico de verão. O órgão alerta para a possibilidade de novos eventos do tipo em todo o estado até terça-feira (30).
Com o decreto, ficam mobilizados todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil de Laguna, para atuação nas ações de resposta ao desastre, assistência à população afetada, reabilitação e reconstrução das áreas atingidas. Também está autorizada a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação, bem como o acesso a recursos estaduais e federais para minimizar os prejuízos. A situação de emergência tem validade de 180 dias.
De acordo com o órgão, ninguém precisou deixar suas casas, e famílias afetadas receberam itens de assistência humanitária.
No bairro Mar Grosso, um dos mais atingidos, uma casa foi totalmente destelhada, um muro caiu em direção a uma residência e postes acabaram no chão.Também houve queda de árvores que bloquearam ruas. Mais de 10 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil municipal, que atuou com apoio dos bombeiros.
Mais de 3,2 mil imóveis estavam sem energia elétrica até as 21h30 de sábado. Segundo o painel das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), o número já havia reduzido para 161 às 12h30 deste domingo.
A prefeitura de Laguna abriu dois pontos fixos de atendimento para auxiliar a população afetada pelo vendaval: Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – Portinho e Intendência da Região da Ilha – Rodovia SC100, Passagem da Barra (Em frente ao Acesso da Praia da Tereza), das 13h30 até às 18h.




