Venezuelanos morrem em naufrágio tentando sair do país

A ministra do interior da Venezuela, Carmen Meléndez, informou neste sábado, 19, que já subiram para 29 o número de mortos num naufrágio com migrantes no mar entre a Venezuela e Trinidad e Tobago.

O barco saiu no dia 6 de dezembro da região de Güiria, estado do Sucre. Neste povoado, costumam sair precárias embarcações ilegais com venezuelanos que vão para o país vizinho, Trinidad e Tobago, para fugir da crise e da ditadura de Nicolás Maduro.

Agências de notícias internacionais já falam em 100 mortos ou desaparecidos nesta travessia, desde 2018. Os primeiros corpos foram encontrados cinco dias depois, pela Guarda Costeira.

O dono da embarcação e o proprietário do local portuário já foram presos, junto com outros sete militares. Segundo a ONU, 5 milhões de venezuelanos já deixaram o país desde 2015. Enquanto isso, ao contrário de Donald Trump, o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, já assinalou possível reaproximação econômica com Maduro.

Imagem: Carlos Garcia Rawlings/Reuters

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp