Verão no RS: Temporais e alertas meteorológicos marcam início da estação

verao-no-rs3A-temporais-e-alertas-meteorologicos-marcam-inicio-da-estacao

O verão inicia com fortes temporais e avisos meteorológicos no Rio Grande do Sul (RS), marcando o início de uma estação instável e com sensação de abafamento em todo o estado. A primeira semana do verão reserva a previsão de chuvas em todo o RS, conforme apontado pela Climatempo Meteorologia. A instabilidade deve se estender durante os dias que antecedem o Natal, devido a um centro de baixa pressão que traz consigo riscos de chuvas fortes, ventos intensos e granizo em diversas regiões do estado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi emitido um alerta de “perigo” para tempestades, vigente desde domingo (21) até a noite de segunda-feira (22). A previsão inclui a possibilidade de chuvas de até 100 mm/dia, ventos com velocidade de até 100 km/h e queda de granizo, o que pode acarretar em cortes de energia e alagamentos em todas as partes do estado. Na segunda-feira (22), as instabilidades se intensificam e o tempo se mantém fechado em todo o RS, com o risco de temporais generalizados, raios e granizo concentrados na campanha, oeste e missões, especialmente nas proximidades da fronteira com a Argentina.

Apesar das chuvas e temporais, as temperaturas continuam elevadas, intensificando ainda mais a sensação de abafamento. A tendência é de que a instabilidade persista na terça-feira (23), com a chegada de uma frente fria trazendo a previsão de chuvas moderadas a fortes por todo o RS. Na quarta-feira (24), véspera de Natal, as chuvas mais intensas e o risco de temporais se deslocam para a metade norte do estado, atingindo áreas como a Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra, Centro e Litoral.

Para se manter atualizado sobre a situação meteorológica no RS, acompanhe o conteúdo do DE, que oferece informações precisas e atualizadas sobre os eventos climáticos da região. O verão reserva surpresas e desafios, sendo fundamental estar preparado para lidar com as condições adversas que possam surgir. Mantenha-se atento aos avisos e alertas meteorológicos, além de adotar medidas de precaução para evitar possíveis transtornos decorrentes das condições climáticas instáveis.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp