O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, anunciou a renúncia de seu cargo nesta quinta-feira (11). Em uma audiência na Câmara Municipal, Carlos afirmou que vai para Santa Catarina, onde pretende lançar sua candidatura ao Senado em 2026.
Carlos Bolsonaro declarou: “Vou para Santa Catarina para cumprir um chamado que eu não poderia realizar aqui. Não é uma fuga, é a continuidade de uma luta.” Em seu discurso de despedida, o vereador mencionou seus projetos realizados na Câmara e destacou a situação de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, que está preso por sua ligação com atos antidemocráticos.
Com seu primeiro mandato aos 17 anos em 2000, Carlos Bolsonaro foi o vereador mais votado nas eleições de 2016 e 2024 no Rio de Janeiro. Em suas palavras de despedida: “Vou sentir falta desta tribuna, das discussões, dos amigos, das batalhas, das noites longas e dos dias turbulentos. Parto com a consciência tranquila, dei ao Rio o melhor que poderia oferecer.”
A possível candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado em Santa Catarina gerou debate entre os aliados de Jair Bolsonaro. Jorginho Mello (PL), que planejava apoiar o senador Espiridião Amin (PP) e a deputada federal Carol de Toni (PL), acabou mudando de ideia com a entrada do político carioca na disputa.
Em meio às controvérsias envolvendo a prisão de seu pai, Carlos Bolsonaro afirmou: “Bolsonaro está preso, mas não está derrotado. Porque derrotado é quem abandona seus princípios. A Justiça, cedo ou tarde, abrirá a porta que querem manter fechada.” O futuro político do vereador no cenário catarinense promete movimentar as próximas eleições.



