Press "Enter" to skip to content

Vereador de Aruanã é preso pela segunda vez em operação contra pesca predatória

O vereador de Aruanã, Sebastião Pereira de Souza (PSDB), mais conhecido como Tiãozinho, foi preso durante operação contra pesca predatória no Rio Araguaia. Esta é a segunda vez que o político é preso pelo mesmo crime em dois anos. A terceira fase da operação Zungaro Jahu finalizou nesta segunda-feira (11). Ação conjunta do Ministério Público (MP) e Batalhão da Polícia Militar Ambiental cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e, prendeu cinco pessoas.

De acordo com o Tenente Coronel Pascoal, a princípio os policiais iriam apenas cumprir mandados de busca e apreensão, mas a quantidade de equipamentos e pescados encontrados, resultou na prisão em flagrante do político e outras quatro pessoas.

Na casa do vereador foi encontrado uma arma de fogo, carne de caça e pescados. Tiãozinho foi levado para a delegacia da cidade, onde foi autuado por pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, porte ilegal e posse de pescados. Em seguida, ele foi liberado mediante pagamento de fiança no valor de R$ 7 mil. O político vai responder ao processo em liberdade.

O Diário do Estado ligou para o político durante a manhã desta terça-feira (12), mas o celular estava desligado

Esta é a segunda vez em que o vereador é preso durante ações de combate à pesca predatória. Em 2020, o político e seu filho foram detidos por crime ambiental. Na ocasião, eles transportavam animais mortos dentro de um barco.

Pescado e animais encontrados no barco do vereador (Foto: Divulgação BPMAmbiental )

Ao todo, foram apreendidos 200 kg de pescado, carne de capivara, redes de pesca e armas de fogos, além de 12 tartarugas. A operação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão. Segundo o MP, os presos podem responder na Justiça por crime contra a fauna.

Conforme o Tenente Coronel Pascoal, os pescados foram doados para uma instituição carente de Aruanã. Já as tartarugas foram devolvidas para seu habitat.