Vereador de Fortaleza indiciado por maus-tratos a animais será avaliado no Conselho de Ética da Câmara
O vereador Inspetor Alberto (PL) apareceu em vídeo segurando leitão pelas orelhas enquanto o animal fica grunhindo. Pelo menos duas representações pedem a cassação do mandato do parlamentar.
Duas representações contra o vereador Inspetor Alberto (PL) devem ser analisadas no Conselho de Ética da Câmara Municipal de Fortaleza, colegiado instalado nesta quarta-feira (2). As ações movidas contra ele pedem a cassação do parlamentar por acusações de quebra de decoro e maus-tratos a animais.
Nesta terça-feira (1º), foi eleito o colegiado do Conselho de Ética, que terá Professor Elenilson (Cidadania) como presidente e Luciano Girão (PDT) como vice-presidente.
O conselho será responsável por investigar o descumprimento de normas relacionadas ao decoro parlamentar.
Existem pelo menos duas representações contra o vereador Inspetor Alberto (PL) na legislatura passada, relativas a episódios durante as eleições municipais de 2024. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o parlamentar aparece segurando um leitão pelas orelhas, enquanto o animal fica grunhindo.
“Leitão, você vai pra panela. Me aguarde, desgraça. Eu vou comer você bem assadinho, seu b*”, diz o vereador no vídeo.
A referência era ao então candidato Evandro Leitão (PT), que concorria ao cargo de prefeito na capital como adversário político de André Fernandes (PL), apoiado por Inspetor Alberto.
O vereador Inspetor Alberto (PL) foi indiciado pela Polícia Civil por maus-tratos a animais e injúria eleitoral pela gravação do mesmo vídeo em que aparece segurando o porco pelas orelhas. Agora, o inquérito policial segue para o Poder Judiciário e para a Justiça eleitoral.
O parlamentar também é investigado por ameaça de morte contra Evandro Leitão ao dizer “prepara teu caixão, vagabundo”. A defesa de Inspetor Alberto informou que ele foi ouvido pela Polícia Civil e pela Polícia Federal, e aguarda o andamento do processo. “O fato foi devidamente esclarecido no sentido da ausência de intenção de maus-tratos ao animal”.