Press "Enter" to skip to content

Vereador de Inhumas é preso suspeito de participar de atos golpistas em Brasília

Última atualização 14/02/2023 | 11:04

O vereador de Inhumas, José Ruy Garcia (PTC), foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira, 14, suspeito de ter participado dos atos golpistas no dia 8 de janeiro. O político foi encaminhado à sede da PF, em Goiânia. 

José Ruy postou imagens nas redes sociais e também foi flagrado em um vídeo caminhando e acenando para uma câmera no Congresso Nacional durante a invasão. 

Operação da Polícia Federal 

O vereador foi preso durante a nova fase da Operação Lesa Pátria contra acusados de participar de atos golpistas. São cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão em Goiás e outros quatros estados brasileiros.

Os mandados têm como alvo os vândalos que invadiram e depredaram prédios públicos dos três poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro.

A operação é tratada pela PF como permanente e os suspeitos de participação e financiamento são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A qualificação dos crimes devem ser feitas ao fim das investigações, após denúncia formal à Justiça pelo Ministério Público.

Mandados de prisão 

Os mandados de prisão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Até a última atualização desta reportagem, cinco dos dois mandados de prisão já tinham sido cumpridos.