Vereador de Rialma e mais 3 são condenados por fraudes em exames da OAB

A Justiça condenou mais quatro pessoas acusadas de participar das fraudes no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB/GO) no ano de 2006. Entre os condenados há inclusive um Vereador , da cidade de Rialma , que fica a aproximadamente 200 km de Goiânia, o Vereador Paulinelly Geraldo Carneiro, que está em seu segundo mandato.

Ao todo, 102 pessoas foram acusadas pelos crimes de fraude na realização do exame e 19 denúncias ajuizadas pelo Ministério Público Federal.

Além de Paulinelly, foram condenados neste processo Walter Gomes Lombardi, Mariângela Alves de Melo e Raimundo de Souza Borges Júnior.

Eles foram acusados de participar de um esquema fraudulento coordenado pela secretária da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB, Maria do Rosário Silva e as advogadas Rosa de Fátima Lima Mesquita e Eunice da Silva Mello.

A referida fraude ocorria nas duas fases do Exame: na primeira etapa (prova objetiva), a quadrilha suprimia os cartões de respostas originais dos candidatos fraudulentos, que eram substituídos por outros cartões falsos.

Já na segunda fase (prova subjetiva), a quadrilha agia de várias formas: revelava antecipadamente, com a violação de sigilo funcional, as questões das provas prático-profissionais; ou suprimiam as provas originais e as trocavam por outras provas discursivas, contrafeitas pelos candidatos beneficiários, ou por meio da alteração da provas pelos candidatos que pagavam pelo esquema seguido pela falsidade ideológica e pela inserção de dado falso em sistema informatizado.

Segundo o juiz Alderico Rocha Santos, da 5° vara de Goiânia, autor da condenação,“as provas colhidas confirmaram a atuação livre e consciente para oferecer vantagem indevida ao grupo de Maria do Rosário, por intermédio de
Marcelo Monteiro, Rosa de Fátima e Eunince, tudo com vistas a própria aprovação da 1° e 2° fases dos Exames de Ordem de dezembro/2006 e abril/2007, sendo impositiva a condenação pela prática dos crimes (…)”.

Os acusados foram condenados a dois anos e três meses de reclusão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos