Vereador de São João de Meriti é preso por ligação com facção criminosa TCP

vereador-de-sao-joao-de-meriti-e-preso-por-ligacao-com-faccao-criminosa-tcp

Vereador de São João de Meriti suspeito de ajudar o TCP a erguer barricadas é preso em operação

Operação Muro de Favores investiga ligação entre políticos locais e facção criminosa.

A Polícia Civil do RJ prendeu nesta terça-feira (25) um vereador de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, durante a Operação Muro de Favores, que mira uma rede criminosa ligada à facção Terceiro Comando Puro (TCP). Ernane Aleixo (PL) foi o 3º mais votado nas eleições do ano passado.

Segundo a Polícia Civil, Ernane é suspeito de oferecer suporte logístico e operacional à facção em troca de benefícios financeiros e eleitorais. Áudios e mensagens obtidos pelos investigadores indicam que ele teria fornecido maquinário e estrutura para a construção de barricadas em Vilar dos Teles, dificultando o acesso das forças de segurança e de serviços públicos às comunidades.

Agentes saíram para cumprir 8 mandados de prisão e 36 de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal de Meriti. A ação foi deflagrada pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD) e integra a estratégia Barricada Zero, do governo do estado.

De acordo com as investigações, o TCP mantinha uma rede de “favores” envolvendo políticos locais para garantir o controle de áreas da Baixada Fluminense, como as comunidades Trio de Ouro (Meriti), Guacha e Santa Tereza (Belford Roxo). Há indícios de que Ernane também negociava vagas de emprego em hospital da região em troca de apoio político.

O núcleo investigado é chefiado por Marlon Henrique da Silva, o Pagodeiro, braço direito do traficante Geonário Fernandes Pereira Moreno, o Genaro, chefe do TCP na região. Pagodeiro confessou ter matado 3 vítimas, incluindo uma mulher, durante um confronto com facção rival há 2 anos.

A operação busca desarticular a estrutura hierárquica e financeira do TCP, removendo barricadas e retomando o controle do Estado em comunidades da região.

Ainda segundo a Polícia Civil, o núcleo investigado atuava em crimes como tráfico de drogas, homicídios, extorsão de comerciantes e lavagem de dinheiro.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp