Vereador é condenado a 14 anos por mandar matar médico na Bahia

Vereador de cidade da Bahia é condenado a 14 anos de prisão por mandar matar médico

Um vereador reeleito da cidade de Paripiranga foi condenado a 14 anos de prisão pelo homicídio do médico José Carlos Bezerra Carvalho. O crime ocorreu em 2 de maio de 2014, quando a vítima saía da academia e foi baleada com tiros na cabeça, na cidade de Paripiranga, localizada a aproximadamente 400 km de Salvador.

O vereador reeleito da cidade de Paripiranga, Alexandre Magno Rodrigues de Oliveira, e Leonardo Fraga Guimarães foram condenados a 14 anos de prisão pelo homicídio do médico José Carlos Bezerra Carvalho. Os réus deverão cumprir pena inicialmente em regime fechado.

O júri popular teve início na terça-feira (3) e foi concluído na quarta-feira (4), realizando-se no Fórum Ruy Barbosa, na capital baiana. Eles foram condenados por homicídio qualificado.

Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), Leonardo Fraga, a mando do vereador, realizou dois disparos de arma de fogo contra a vítima. O crime foi motivado pela consideração de Alexandre Magno de que sua candidatura a prefeito de Paripiranga estava sendo ameaçada pela vítima, que possivelmente também se tornaria candidato.

Conforme o MP, a motivação do crime foi qualificada como fútil, o que agravou a pena de Alexandre. Leonardo Fraga também teve sua pena agravada, considerando a emboscada montada para matar a vítima e a recompensa que receberia por cometer o crime, mediante a promessa feita pelo vereador.

O réu Igor de Menezes Carvalho, que conduzia a motocicleta durante o crime, foi absolvido de acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

José Carlos Bezerra Carvalho foi morto ao sair da academia e ser baleado na cabeça, na cidade de Paripiranga, distante cerca de 400 km de Salvador. Veja mais notícias do estado no DE Bahia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Festival SESI CTI: Salvador recebe evento gratuito de ciência e tecnologia com torneio de robótica e feira científica. Confira a programação!

Salvador recebe festival gratuito de ciência, tecnologia e inovação; programação inclui torneio de robótica e feira científica

Evento gratuito acontecerá na sexta-feira (13) e no sábado (14), na Escola Djalma Pessoa, no bairro de Piatã.

DE receberá festival gratuito de ciência, tecnologia e inovação — Foto: Divulgação

DE receberá festival gratuito de ciência, tecnologia e inovação — Foto: Divulgação

Salvador [https://de.globo.com/ba/bahia/cidade/salvador/] será palco da primeira edição do Festival Sesi de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), com atrações da 1ª Feira Nacional de Iniciação Científica (FENIC) e o Torneio Regional de Robótica FLL. O evento acontecerá na sexta-feira (13) e no sábado (14), na Escola Djalma Pessoa, no bairro de Piatã. A entrada é gratuita.

A programação inclui feira científica, torneios de robótica, exposições interativas, jogos de tabuleiro e oficinas educativas voltadas para todas as idades.

Com foco na popularização da ciência e tecnologia, o festival é promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia e busca inspirar crianças, jovens e adultos a explorarem essas áreas de forma prática, divertida e acessível.

DE também reforça o conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), valorizando competências como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.

DE receberá festival gratuito de ciência, tecnologia e inovação — Foto: Divulgação

DE receberá festival gratuito de ciência, tecnologia e inovação — Foto: Divulgação

O FESTIVAL CONTARÁ COM UMA SÉRIE DE ATIVIDADES, COM DESTAQUE PARA:

Ciência a olhos nus

Exposição de 120 projetos de pesquisa desenvolvidos por 286 estudantes de escolas públicas e privadas de 13 estados brasileiros. Os visitantes poderão conhecer soluções criativas, como a produção de cal a partir da casca de marisco, projeto desenvolvido por alunos da Bahia.

Meu amigo robô

O Torneio Regional de Robótica FIRST LEGO League Challenge, que desafia estudantes de 9 a 15 anos a desenvolverem soluções inovadoras para os problemas ambientais marinhos a partir da construção de robôs 100% feitos de LEGO e programados para cumprirem uma série de missões. O tema é “Submerged” em 2024.

O festival apresenta atividades para todas as idades, a exemplo de oficinas de robótica e exercícios de raciocínio lógico, com inscrições realizadas na hora. Além disso, os interessados poderão ver na prática as etapas da programação de um robô, bem como interagir com robôs em exposição.

Museu interativo

O SESI Lab, museu de arte, ciência e tecnologia, chega pela primeira vez à Bahia durante o Festival SESI CTI. A exposição 100% interativa explica, na prática, diferentes conceitos científicos, fenômenos naturais e sociais com experiências que estimulam a investigação desses fenômenos.

Um dos aparatos que estará na exposição é o famoso “Sombras Coloridas”, que revela as cores que compõem a luz branca e cria, literalmente, sombras coloridas. Outra atração é o “Jogo de Cooperação”, no qual os visitantes devem trabalhar juntos para mover os pinos de um grande tabuleiro. Também deve gerar curiosidade o “Banco Musical”, que começa a tocar música quando o circuito elétrico é fechado a partir de um grupo de pessoas que se dão as mãos.

Além do espaço expositivo, o público vai poder participar de três oficinas educativas gratuitas.

Cubo mágico

O Torneio de Cubo Mágico põe em prova o raciocínio lógico, a concentração e a coordenação motora dos seus competidores. Nos dias do evento, serão duas competições oficiais organizadas pela World Cube Association (WCA). O público também vai poder explorar um stand com diversos puzzles, ideal para quem deseja mergulhar nesse universo fascinante.

A competição, aberta ao público mediante inscrição prévia no site oficial da WCA, contará com grandes nomes da comunidade do cubo mágico, como os delegados da WCA João Vinícius Santos, Marjorie Nunes e Kalani Oliveira, além da presença da youtuber Suzane Coelho, referência na prática.

Jogos de tabuleiro

O público também poderá se divertir no Espaço São Jogue, que vai levar ao evento jogos de tabuleiro em um ambiente do universo nerd, geek, otaku, pop e K-pop, no Espaço Kids e no Palco Cultura e Tecnologia, que contará com apresentações culturais desenvolvidas por jovens estudantes sobre arte e tecnologia, além de shows de bandas estudantis.

SERVIÇO

1º Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação
Quando: 13 e 14 de dezembro
Horário: 9h às 18h (dia 13) / 9h às 15h (dia 14)
Onde: Escola Djalma Pessoa – Piatã
Entrada gratuita
Retirada de Ingressos: Sympla
ou no Local
Estacionamento e translado: Gratuitos, com saídas a cada 5 minutos da AABB, na Rua Dep. Paulo Jackson, 869, em Piatã

LEIA MAIS:

Shows de Cláudia Leitte, Maria Gadú e Sepultura são opções de lazer neste fim de semana em Salvador

ASSISTA AOS VÍDEOS DO DE E TV BAHIA 💻

17 vídeos

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp