Press "Enter" to skip to content

Vereador é preso por homicídio e tráfico de drogas em Porto Alegre

A Polícia Civil prendeu o vereador de Cachoeirinha, José Francisco Soares da Silva (PSDB), mais conhecido como Juca, durante uma operação realizada nesta terça-feira (3) para combate a uma facção criminosa responsável por, pelo menos, 31 homicídios desde 2013 na Região Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com o delegado Cassiano Cabral, o chefe de um dos braços da facção investigada é Tiago Soares da Silva, conhecido como Pequeno. Abaixo dele na hierarquia do grupo, existem outras três pessoas divididas em núcleos: tráfico e homicídios; bingo e política.

Pequeno é irmão do vereador Juca. Ele já está preso desde março e dava as ordens de dentro do presídio. A candidatura de Juca teria sido financiada com o dinheiro do tráfico e dos jogos clandestinos administrados pela facção, segundo a Polícia.

A operação cumpriu 82 ordens judiciais, nos municípios de Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio, Guaíba, Portão, Tramandaí e Pelotas.

Segundo informações do G1, foram cumpridos ainda 20 mandados de prisão preventiva, sendo que 18 presos já estavam recolhidos no sistema carcerário e dois estavam em liberdade. A polícia também cumpriu mais de 50 mandados de busca e apreensão em bingos e na casa de suspeitos e parentes.

Segundo a polícia, as investigações duraram um ano. Uma delação premiada permitiu que as autoridades chegassem aos autores dos crimes.

“O primeiro núcleo dos crimes mais violentos, homicídios permeados pelo tráfico de drogas. O segundo das contravenções, jogos de azar, bingos e caça níqueis que traziam um lucro igual ou mais que o tráfico. E o núcleo político, que tinha uma engenharia montada para que membros da organização criminosa se inserissem no estado e isso de fato iniciou com a eleição de um faccionado para um cargo eletivo do Legislativo Municipal de Cachoeirinha”, diz Cabral.