Press "Enter" to skip to content

Vereador é suspeito de gastar dinheiro público em festa

Última atualização 02/12/2022 | 14:52

Um dos vereadores de São Francisco de Goiás, Emanoel Alves Junior (PSDB), é suspeito de usar dinheiro público para pagar uma confraternização com bebidas alcoólicas e cigarro. Ele reconheceu os documentos que mostram o pagamento, mas relatou que não sabia que foram consumidos itens que não podem ser comprados com dinheiro público. A Câmara informou que os envolvidos serão responsabilizados.

A festa aconteceu em dezembro de 2022. Cerca de 40 convidados participaram do evento em um restaurante em Nerópolis, a 36 km da capital. Na fatura, há itens como drinks, uísque, cerveja, canecos de chope e cigarros. O valor total foi de R$ 5,6 mil, pago com um cheque da Câmara Municipal e assinado por Emanoel.

De acordo com a advogada Anna Carolina Bastos, conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil, esses itens não poderiam ter sido pagos com orçamento do órgão.

“Independente do motivo, os recursos não podem ser usados para o pagamento de bebidas, cigarro, drinks, o que for. Em questão de confraternização, caso queira consumir bebida alcoólica, cigarros, isso é uma despesa individual”, ressaltou.

Em defesa, o vereador disse que a confraternização é uma tradição de final de ano entre vereadores e funcionários, mas nunca autorizou os servidores a fumar ou consumir bebidas alcoólicas por conta da Câmara. Ainda reforçou que todas as contas da gestão dele foram aprovadas e que esta denuncia ter sido após dois anos da ação, trata-se de perseguição política.

A gestão da Câmara informou que só tomou conhecimento do caso na última terça-feira, 29, e que não compartilha com qualquer irregularidade. O Ministério Público e Tribunal de Contas do Município serão devidamente informados.