Vereador propõe criação de nova Comissão na Câmara Municipal

Foto: Walter Peixoto

O vereador Zander Fábio (PEN) propôs Projeto de Resolução que altera o Regime Interno. Nele, o parlamentar pede que haja o acréscimo Comissão da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle de das Contas Públicas. De acordo com o parlamentar, o objetivo é apreciar os balancetes periódicos e fiscalizar as contas e operações relacionadas ao Poder Executivo.

Atualmente, existem 18 Comissões na Câmara: Constituição, Justiça e Redação; Finanças, Orçamento e Economia; Obras e Patrimônio; Educação e Cultura, Ciência e Tecnologia; Saúde e Assistência Social; Lazer, Esporte e Turismo; Trabalho e Servidores Públicos; Direitos da Criança e do Adolescente; Direitos Humanos e Cidadania; Habitação, Urbanismo e Ordenamento Urbano; Legislação Participativa; Direitos do Consumidor; Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Social; Meio Ambiente; Direitos dos Idosos; Segurança Pública e Segurança Patrimonial; Pessoas Portadoras de Deficiência e/ou Necessidades Especiais e Comissão Mista.

Segundo o vereador, a nova comissão não irá interferir no trabalho da Comissão de Finanças, Orçamento e Economia. Zander afirmou que a mesma irá continuar emitindo pareceres nos processos relacionados às matérias financeiras, contábeis, tributárias e orçamentárias do município, além de ficar responsável pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

O parlamentar disse que a nova Comissão facilitará o trabalho da Casa: “O direcionamento exclusivo de análise das contas públicas para uma comissão específica tornará muito mais eficiente e ágil na função constitucional de fiscalização que deve ser exercida pelos vereadores, evitando, como acontece atualmente, que ocorra fiscalização tardia e, consequentemente, danos irreparáveis ao tesouro público”.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp