Vereador propõe meia entrada para doadores de sangue em Goiânia

vereador-propoe-meia-entrada-para-doadores-de-sangue-em-goiania

A CCJ aprovou a concessão de meia entrada para doadores de sangue em atividades culturais e esportivas. O vereador Markin Goyá (PRD), autor da proposta, visa incentivar as doações de sangue e medula óssea nos bancos de sangue. A decisão foi tomada após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitar o veto do Executivo ao projeto de lei de Goyá.

A medida prevê que a meia entrada seja aplicada em competições esportivas, eventos culturais, cinema, teatros, circos, exposições, parques, casas de shows, estádios e outros locais de entretenimento. Para ter direito ao benefício, o indivíduo deve ser doador regular de sangue, hemoderivados ou de medula óssea registrados nos bancos de sangue ou unidades hemoterápicas públicas ou privadas.

Markin Goyá destacou a importância da medida para aumentar o número de doações em Goiânia e garantir o abastecimento dos bancos de sangue e hemoderivados. Ele ressaltou que a doação de sangue é um ato de solidariedade e cidadania, essencial para manter os estoques necessários nos institutos de saúde. O vereador enfatizou que, apesar dos diversos canais de informação disponíveis no Brasil, ainda existem muitos mitos e equívocos em relação à doação de sangue.

Com o objetivo de incentivar a reposição frequente dos estoques dos bancos de sangue, Goyá busca garantir o pleno funcionamento dessas instituições. Atualmente, é comum ver apelos por doadores nas redes sociais da Santa Casa de Misericórdia e no Hemocentro de Goiânia, refletindo a constante necessidade de abastecimento de sangue. A proposta visa também estimular a participação da população nas atividades de doação, tornando o processo mais acessível e incentivando a solidariedade e a conscientização em relação ao tema.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp