Press "Enter" to skip to content

Vereadora quer instituir em Goiânia o Dia de Combate à Gordofobia

Última atualização 09/08/2023 | 16:58

Em uma decisão que visa promover a conscientização e combater a discriminação, o Plenário da Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira, 9, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 00483, proposto pela vereadora Aava Santiago, do PSDB. O projeto tem como objetivo incluir, no Calendário Oficial de Datas e Eventos de Goiânia, o “Dia Municipal de Combate à Gordofobia“, que será celebrado anualmente em 10 de setembro.

“Os desafios dessas pessoas são inúmeros, como, por exemplo, comprar roupa, utilizar o transporte público, entrar em um restaurante, ir ao cinema, entre outros casos, são experiências desgastantes emocionalmente”, alega. “São espaços nem sempre preparados para lidar com corpos obesos. Sem contar as piadas de mau gosto, julgamentos e até mesmo ofensas”, exemplifica Aava.

A vereadora se embasa em fundamentos jurídicos, humanitários e pessoais contra a gordofobia, e ainda enfatiza a necessidade de enfrentar esse cenário e restaurar o “respeito mútuo”. A iniciativa também se estende ao ambiente escolar, conforme previsto no parágrafo único. Medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying serão implementadas de acordo com os termos da Lei nº 9.073, datada de 19 de setembro de 2011.

O próximo passo é a submissão da proposta ao prefeito Rogério Cruz, que poderá sancionar ou vetar a iniciativa. “É preciso colocar um basta a esse repúdio, aversão preconceituosa a pessoas gordas, que ocorre nas esferas, afetiva, social e profissional”, alega Aava.

De acordo com o artigo 2º do projeto, a gordofobia é definida como preconceito, repulsa ou discriminação social, política e econômica direcionados a indivíduos com sobrepeso ou obesidade. Aava destaca que, sob esta proposta, a administração municipal poderá promover ações e atividades em parceria com organizações da sociedade civil para fomentar uma cultura de respeito em relação às pessoas com essas condições.