Press "Enter" to skip to content

Vereadores derrubam dois vetos de Iris

Dois vetos do prefeito Iris Rezende (MDB) foram rejeitados com unanimidade, na sessão plenária de ontem, na Câmara Municipal de Goiânia. Com o aval do líder do Governo na Casa, Tiãozinho Porto (PROS), os vetos foram derrubados com 21 votos. O prefeito Iris Rezende (MDB) havia vetado propostas dos vereadores Cristina Lopes (PSDB) e Jorge Kajuru (PRP), sob alegação de “vício de inconstitucionalidade, iniciativa e aumento de despesas”, mas os vereadores não aceitaram a justificativa do executivo.

O Autógrafo de Lei número 100, de 10 de outubro de 2017 – oriundo de projeto de autoria da vereadora Cristina Lopes – institui o Convênio de Cooperação Público-Privada para a coleta de resíduos sólidos recicláveis nas Escolas Públicas Municipais de Goiânia. A proposta da vereadora é criar um programa de separação de resíduos em todas as escolas da rede municipal e beneficiar diretamente cooperativas de reciclagem cadastradas na prefeitura, intitulado ECOESCOLA.

O projeto de lei 109 de autoria do vereador Jorge Kajuru, institui Política Municipal de Atenção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada, incluindo, nesse sentido, capacitação de profissionais na área, além de adoção de novas técnicas e procedimentos que possibilitem melhoria na qualidade de vida das pessoas hospitalizadas e inserção de ações na Estratégia Saúde da Família. As justificativas do prefeito em relação à matéria apontaram “vício de iniciativa” e “aumento de despesas”, a alegação não foi acatada pelos parlamentares, inclusive pelo líder do Governo, Tiãozinho Porto (PROS), que votou pela derrubada do veto e orientou voto “consciente” da bancada. “Voto Sim (pela rejeição ao veto) e libero a bancada para votar de acordo com a sua consciência”, disse Porto.

Patrícia Santana