Vereadores discutem novo Código Tributário com portas fechadas na Câmara de Goiânia

A primeira reunião da Comissão Mista para discussão do novo Código Tributário Municipal de Goiânia aconteceu na manhã desta segunda-feira (20/09) na Câmara Municipal com portas fechadas. Guardas vigiavam as portas da sala de reunião e nem mesmo os assessores dos vereadores puderam acompanhar. Os parlamentares discutiram as mudanças propostas, bem como os encaminhamentos dados do último encontro com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), na sexta-feira (17/09).

A escolha de Sabrina (PSD) como relatora do projeto é do presidente da Comissão Mista, Cabo Sena (Patriota). Sabrina, assim que nomeada, agradeceu ao vereador Cabo Sena e apontou como quer trabalhar:

“Por meio de diálogo e análise das emendas do Código Tributário, pretendemos que a tramitação seja ágil e que possamos fazer justiça social para Goiânia”, explicou.

A vereadora pretende concluir seu relatório até sexta-feira (24/09).

Câmara Municipal: Vereadores discutem pauta

Pontos de discussão

Há algumas mudanças, como a isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para imóveis com valor venal de até R$ 130 mil (o projeto aponta o valor máximo de R$ 100 mil). Os contemplados precisam ser proprietários de um único imóvel residencial na cidade.

Para a próxima quinta-feira (23/09), às 14h, está marcada uma Audiência Pública, no Plenário da Câmara Municipal, para a discussão sobre o assunto com a sociedade civil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp