Vereadores propõem área verde no lugar de vaga de estacionamento em DE
Projeto de lei prevê que áreas verdes substituam até 20% do comprimento das quadras, ocupando o espaço de vagas de estacionamento em DE.
São Paulo — Vereadores apresentaram nesta semana um projeto de lei que pretende substituir vagas de estacionamento por áreas verdes nas ruas de São Paulo. As “vagas verdes” terão 5 metros de extensão e podem ser agrupadas para ocupar até 20% do comprimento das quadras.
Entre as justificativas, os vereadores Renata Falzoni (PSB), Marina Bragante (Rede) e Nabil Bonduki (PT) apontam que as vagas verdes podem ajudar a reduzir a impermeabilização do solo e diminuir os efeitos das ilhas de calor na cidade. Trocar o asfalto pelo solo auxiliaria na drenagem e no combate às enchentes e alagamentos, segundo projeto.
Outros efeitos positivos citados são a criação de uma paisagem mais agradável no cenário urbano, espaços de descanso para a população e abrigo para a fauna.
Uma das sugestões é que as vagas verdes sejam criadas nas proximidades das esquinas, como forma de ajudar na travessia de pedestres. A prioridade deve ficar para regiões com maior “intensidade de ilhas de calor” e também em calçadas onde a circulação de pedestres impeça o plantio de árvores. Também podem ser adotadas em áreas sujeitas a enchentes.
Pelo projeto, a pessoa interessada em colocar uma vaga verde na sua quadra deve sugerir ao poder público e ficará responsável pela manutenção, como rega, poda e reposição de mudas. A implantação de vagas verdes também poderá ser utilizada como forma de compensação ambiental prevista em termos de compromisso ambiental (TCA).