Vereadores se desentendem em votação sobre IPTU

Na manhã desta terça-feira (05), o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Andrey Azeredo (PMDB) provocou um desentendimento no local. O início da confusão se deve a um pedido de vistas do projeto que revoga o IPTU contínuo. O prefeito Iris Rezende (PMDB) é contra o projeto.

O vereador Elias Vaz (PSB) comentou sobre o ocorrido. “Houve um pedido de vista do vereador Oséias Varão (PSB). O pedido de vista foi rejeitado por um voto. Nós entendemos que ganhamos. E o presidente não quis colocar o projeto no painel. Mas depois ele teve humildade e voltou atrás”.

Para o parlamentar, este não é o momento de se aumentar impostos. “É uma insensatez aprovar aumento de tributos em um momento em que temos um índice de desemprego altíssimo e passamos por uma situação econômica frágil. Diante dessa situação na a razão para aumento de imposto. A prefeitura precisa melhorar a sua gestão”.

O vereador Oséias Varão disse que o projeto não vai beneficiar a população.“É uma questão de injustiça fiscal. O projeto do vereador Elias Vaz vai na verdade, em última instância, beneficiar os barões do setor imobiliário de Goiânia. E eu desafio que ele prove o contrário”.

Já o presidente da Câmara afirmou que a votação não precisava ser feita pelo painel. ”Regimentalmente não há obrigatoriedade que pedido de vistas seja votado em painel. A dúvida ocorreu não por falha, mas pela balburdia do plenário”

Andrey Azeredo ainda falou sobre a derrota do prefeito na votação. “O prefeito Iris Rezende respeita o parlamento como nós respeitamos o executivo. Cabe ao executivo montar e estruturar a sua base. Eu percebo que isso vem sendo feito”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos