Vermont Green conquista título invicto na Quarta Divisão dos EUA no “Berniebéu”

vermont-green-conquista-titulo-invicto-na-quarta-divisao-dos-eua-no-22berniebeu22

DE “Bem-vindo ao Berniebéu”: Time apoiado por senador americano é campeão invicto da quarta divisão dos EUA

Ligação com Bernie Sanders gera apelido curioso do acanhado estádio do Vermont Green

Vermont Green conquista a quarta divisão dos EUA no “Berniebéu” lotado

Vermont Green conquista a quarta divisão dos EUA no “Berniebéu”

Ser campeão invicto no Santiago Bernabéu lotado, diante da sua torcida, é um privilégio reservado apenas aos seletíssimos jogadores que vestem a camisa do Real Madrid. Mas a paixão pelo futebol não depende do tamanho do estádio ou a fama do elenco. A 5,5 mil km da capital espanhola, no Nordeste dos Estados Unidos, o desconhecido Vermont Green encheu seus torcedores de orgulho ao conquistar, sem derrota, uma liga equivalente à quarta divisão americana, apoiado por cinco mil torcedores em uma noite de festa no “Berniebéu”.

Não conhece esse estádio? Não faz mal, provavelmente apenas quem acompanha a semiprofissional USL League Two está familiarizado com a história do Vermont Green e seu “famoso” alçapão.

DE de 2 “Bem-vindo ao Berniebéu”, diz a faixa da torcida do Vermont Green, com a imagem do senador Bernie Sanders — Foto: Divulgação/Vermont Green

DE “Bem-vindo ao Berniebéu”, diz a faixa da torcida do Vermont Green, com a imagem do senador Bernie Sanders — Foto: Divulgação/Vermont Green

Oficialmente, a casa do Vermont Green se chama Virtue Field, um estádio em Burlington que faz parte do complexo esportivo da Universidade de Vermontá. Mas, quem gosta de chamar estádio pelo nome oficial? Para a torcida, Virtue Field é o “Berniebéu”. Tudo por causa do torcedor mais famoso do time, o senador independente Bernie Sanders.

Alinhado ao Partido Democrata, embora não seja filiado, Sanders representa o estado do Vermont no Senado americano desde 2007 e está em seu quarto mandato. Aos 83 anos, o veterano político, que tentou sem sucesso ser o candidato democrata à presidência em 2016 e 2020, costuma frequentar o estádio do Vermont Green e usa as redes sociais para celebrar os feitos da equipe.

Não poderia faltar, claro, os parabéns do “padrinho” da equipe pela conquista do título nacional invicto no último sábado, após a vitória por 2 a 1 sobre o Ballard, no “Berniebéu” abarrotado – segundo o clube, cinco mil pessoas assistiram à decisão, quase o dobro da capacidade oficial de 2.700 torcedores.

“Parabéns ao Vermont Green, que acaba de completar uma temporada invicta. Este é um time de futebol fantástico, com uma grande direção, que tem gerado um apoio e um orgulho enorme em sua comunidade. Invictos. Duas vitórias nos acréscimos nos playoffs. Agora, campeões nacionais. Inacreditável”, escreveu o senador no Twitter.

Sanders e Vermont Green estão conectados não apenas pelo futebol, mas também nas causas sociais e ambientais, historicamente defendidas pelo senador. O “Berniebéu” possui banheiros que coletam resíduos para reutilização como fertilizante, e o projeto do clube é construir um novo estádio com outros recursos ecológicos como energia solar e gramado natural, no lugar do atual piso sintético.

“Somos muito gratos aos inúmeros colaboradores do nosso amplo esforço colaborativo para promover as causas da administração ambiental e da justiça social por meio do futebol em Vermont”, diz uma mensagem no site oficial do clube.

Fundado em 2021, o Vermont Green Football Club vive o melhor momento da sua história. Como não existe promoção no futebol dos Estados Unidos, o time joga na mesma divisão desde a estreia, em 2022. Mesmo campeão, continuará na USL League Two no próximo ano.

A competição é dividida em 19 regiões, com playoffs em quatro grandes conferências para apontar os semifinalistas nacionais. O Vermont Green foi duas vezes semifinalista da Conferência Leste (2022 e 2024). Este ano, ninguém segurou a equipe de elenco globalizado, com jogadores de 15 nacionalidades, vindos da Europa, Ásia e África, além de americanos e canadenses representando a América do Norte.

O Vermont Green venceu a Divisão Nordeste com 11 vitórias e três empates. Nos playoffs da Conferência Leste, goleou o Hudson Valley Hammers por 4 a 1 nas quartas de final, fez 3 a 2 no Motown STA na semifinal e derrotou o Lionsbridge por 3 a 1 na final, sempre no “Berniebéu”, um direito adquirido por ter se avançado em primeiro na sua divisão.

DE de 2 Ataque do Vermont Green na final da USL League Two no “Bernibéu” lotado — Foto: Divulgação/Vermont Green

Ataque do Vermont Green na final da USL League Two no “Bernibéu” lotado — Foto: Divulgação/Vermont Green

Classificado pela primeira vez aos playoffs da League Two, o time de Bernie Sanders passou com emoção sobre o Dothan United Dragons: 4 a 2 nos pênaltis, após 0 a 0 no tempo normal e prorrogação.

Na decisão, de novo no “Berniebéu”, o título saiu apenas nos acréscimos do segundo tempo: 2 a 1 sobre o Ballard. O herói do título foi o atacante alemão Maximilian Kissel, que aproveitou o cruzamento na área para marcar aos 46 minutos e garantir o título inédito.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp