Uma hegemonia na Fórmula 1 foi interrompida. No GP de Abu Dhabi, disputado no Circuito de Yas Island, Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton na última volta e consagrou-se campeão da edição de 2021 da competição automobilística. Verstappen conseguiu o primeiro título de um piloto holandês na história, desbancando um heptacampeão. No Mundial de Construtores, a Mercedes terminou na primeira colocação, à frente da Red Bull.
Emoção até o fim em Abu Dhabi
A briga pelo título deste ano na F1 foi para lá de acirrada. Antes da largada em Yas Island, Verstappen e Hamilton estavam empatados com 369,5 pontos. Portanto, aquele que terminasse na frente em Abu Dhabi ficaria com a conquista do torneio. Logo no início, Hamilton deixou para trás seu adversário, e Verstappen passou a prova inteira tentando ultrapassar o britânico. Na 58ª volta, um acontecimento mudou o rumo do campeonato.
Nicholas Latifi se envolveu em um acidente e o safety car precisou entrar na pista. A Mercedes demorou a responder ao fato, e errou na estratégia. Ao contrário da Red Bull com Verstappen, Hamilton não foi para os boxes, pois a sua equipe acreditava que a corrida terminaria após a entrada do SC. No entanto, a prova teve seguimento e Verstappen estava com pneus novos. Desta forma, o jovem de 24 anos ultrapassou o inglês na última volta, terminando a competição com 395,5 pontos, oito a mais do que Hamilton. Verstappen ainda sacramentou a volta mais rápida do dia.
https://twitter.com/F1/status/1470044900930564105
Novo campeão na Fórmula 1
O título de Verstappen quebrou uma hegemonia na Fórmula 1. Desde 2014, Lewis Hamilton só não havia sido campeão em 2016, quando Nico Rosberg assegurou o feito. Em todas as outras edições, o britânico saiu vencedor. A vitória de Max interrompeu uma sequência de quatro títulos consecutivos de Hamilton, garantindo a primeira conquista da carreira do holandês. Agora, o campeonato automobilístico alcançou o seu 34º campeão diferente em toda a história.