Verstappen vence GP da Emilia-Romagna com ajuda das bandeiras amarelas; Bortoleto termina em 18º

Verstappen venceu o Grande Prêmio de F1 da Emilia-Romagna (Foto: Reprodução/X)

No GP da Emilia-Romagna, Max Verstappen finalmente voltou a vencer após quatro etapas sem sucesso desde seu último triunfo no GP do Japão. O piloto holandês largou bem, ultrapassando o pole position Oscar Piastri logo na largada e contou com a sorte de duas bandeiras amarelas durante a corrida, que o ajudaram a manter a liderança do início ao fim. Lando Norris, da McLaren, ficou em segundo lugar, enquanto Piastri teve dificuldades para segurar a posição devido ao desgaste dos pneus. Gabriel Bortoleto terminou na 18ª colocação.

A prova, apesar de não apresentar muita movimentação nas primeiras posições, exigiu que os pilotos trabalhassem suas estratégias, principalmente com as paradas nos boxes, já que a Fórmula 1 estreou neste fim de semana a gama mais macia de compostos, que se desgastam rapidamente. Verstappen aproveitou o momento das bandeiras amarelas para fazer sua troca de pneus, evitando perder posições importantes.

As mudanças na corrida beneficiaram especialmente equipes como McLaren e Ferrari. Lando Norris subiu da quarta para a segunda colocação, enquanto Lewis Hamilton fez uma boa recuperação, largando em 12º e chegando ao quarto lugar — seu melhor resultado até agora em 2025, desde a vitória na sprint do GP da China. Por outro lado, Piastri e Charles Leclerc foram ultrapassados no final da corrida devido ao desgaste dos pneus, já que não aproveitaram o segundo safety car para realizar uma parada.

Com a vitória em Imola, Verstappen conquistou seu quarto triunfo consecutivo na pista, alcançando 65 vitórias na carreira e duas na temporada de 2025. No campeonato, ele está 22 pontos atrás do líder Piastri, que soma 146 pontos, enquanto Norris tem 133 e Verstappen, 124.

Gabriel Bortoleto, que largou em 14º, manteve sua posição no início da corrida, mas perdeu terreno após um pit stop lento na volta 14. Sem ritmo competitivo e sendo o único piloto a fazer três paradas, ele não conseguiu avançar na corrida, finalizando seis posições atrás do companheiro de Sauber, Nico Hulkenberg, que terminou em 12º.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp