Max Verstappen conquistou neste domingo sua primeira vitória da temporada 2025 ao vencer de ponta a ponta o Grande Prêmio do Japão. Com uma performance dominante no Circuito de Suzuka, o tetracampeão da RBR cruzou a linha de chegada com 1s4 de vantagem sobre Lando Norris, da McLaren. A vitória recoloca o holandês na briga direta pelo título: agora, ele está a apenas um ponto de diferença para Norris, líder do campeonato. Oscar Piastri, também da McLaren, completou o pódio em terceiro lugar, garantindo um fim de semana de destaque para a equipe britânica.
A corrida marcou o fim de um jejum de vitórias para Verstappen, que não vencia desde o GP do Catar, em dezembro do ano passado. Com a conquista em Suzuka, ele soma quatro triunfos consecutivos no tradicional circuito japonês, igualando Lewis Hamilton como o maior vencedor em atividade na pista — ambos estão atrás apenas de Michael Schumacher, que venceu seis vezes no local.
Entre os brasileiros, Gabriel Bortoleto teve um desempenho discreto. Após largar da 17ª posição, conseguiu ganhar algumas colocações com as paradas de Lance Stroll e Jack Doohan e apostou nos pneus médios na volta 32. No entanto, mesmo registrando voltas mais rápidas que as de Nico Hulkenberg, que fez uma estratégia diferente, o piloto da Sauber não conseguiu manter o ritmo dos líderes e terminou em 19º lugar.
Outro destaque da prova foi o estreante Isack Hadjar. Correndo pela RB, o novato cruzou a linha de chegada em oitavo, após ser superado por Lewis Hamilton, e garantiu seus primeiros pontos na Fórmula 1. Com o resultado, a equipe RB sobe para a oitava colocação no Mundial de Construtores, somando agora sete pontos.
Apesar da vitória de Verstappen, a Red Bull não teve o mesmo sucesso no campeonato de equipes. Com apenas o holandês pontuando, a escuderia permanece em terceiro lugar, atrás da Mercedes, enquanto vê a McLaren ampliar sua liderança em mais 33 pontos. A equipe ainda promoveu a estreia de Yuki Tsunoda no lugar de Liam Lawson, mas o japonês, correndo em casa, não teve um bom desempenho e terminou apenas em 12º, após largar em 15º.
A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana, no dia 13 de abril, com o Grande Prêmio do Bahrein.