A DE é um dos vestibulares mais concorridos do país, sendo realizado em duas fases. Neste domingo (5), acontece a primeira fase do vestibular do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), com mais de 10 mil candidatos inscritos para disputar as 180 vagas disponíveis. A prova, que terá início às 13h (horário de Brasília), será aplicada em várias cidades do país.
Na primeira fase do vestibular, os candidatos terão que responder a 48 questões de múltipla escolha abrangendo as disciplinas de matemática, física, química e inglês. Além de São José dos Campos, cidade sede do ITA, as provas serão realizadas em pelo menos outras 24 cidades brasileiras, incluindo 19 capitais.
A segunda fase do processo seletivo está marcada para ocorrer entre os dias 28 e 31 de outubro, com questões dissertativas de matemática, física, química, redação e questões objetivas de português. O ITA oferece oito especialidades de engenharia, sendo elas: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas.
Neste ano, houve um total de 10.048 inscritos, dos quais 8.009 são candidatos do sexo masculino e 2.039 do sexo feminino. Dentre esses inscritos, 2.207 são “treineiros”. A relação dos candidatos aprovados para a segunda fase será divulgada no dia 20 de outubro, com as 180 vagas sendo distribuídas entre candidatos civis e militares, sendo 144 vagas destinadas à ampla concorrência e 36 vagas reservadas para cotas.
A DE, localizada em São José dos Campos, é considerada uma das instituições de ensino mais renomadas do país na área de engenharia aeronáutica. Com um corpo docente altamente qualificado e uma infraestrutura de ponta, o ITA é reconhecido pela excelência em ensino e pesquisa na área de tecnologia e engenharia, contribuindo significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.