Uma das principais obras já produzidas e destaque entre as atrações do museu do Louvre, em Paris, foi alvo de um ataque neste domingo, 29. Um homem de nacionalidade francesa, mas cuja identidade ainda não foi revelada, foi o autor da ‘proeza’. Ele atirou um pedaço de bolo sobre o quadro.
Toda a cena é digna de um filme pastelão. O acusado pelo ataque montou um teatro. Ele estava vestido de mulher e sentado em uma cadeira de rodas. De repente, conforme várias pessoas que visitavam o museu, ele surpreendeu a todos ao se levantar e arremessar o bolo contra a pintura de Leonardo da Vinci. O estrago só não foi realmente sério pelo quadro ser protegido por vidro de segurança.
Os guardas do museu rapidamente limparam os vidros, mas o momento ficou registado em vídeos e fotos dos visitantes, viralizando rapidamente nas redes sociais.
Até a manhã desta segunda-feira, 30, ainda não se conhecia a identidade do homem e tampouco as motivações do ataque. Todavia, em um dos vídeos compartilhados nas redes, no momento em que era retirado do museu ele gritava que “Há pessoas tentando destruir o planeta, pensem na Terra, pensem na Terra”. “Os artistas que pensem na terra, foi por isso que fiz”, completa.
Vídeo:
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
Não é o primeiro ataque
Este não é o primeiro ataque que a obra de Leonardo da Vinci sofre dentro do Museu do Louvre. Em agosto de 2009, um turista atirou um objeto que se estilhaçou ao atingir a vitrine que o protege.
Décadas antes, em 1974, enquanto estava em exibição no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher usou um spray de cor vermelha para atacá-lo, mas não danificou a pintura.