Uma das celebrações mais comoventes desta época do ano é a Via Sacra do Morro da Capelinha, no DE, que mexe com a emoção dos fiéis que participam. Realizada nesta sexta-feira (18), a encenação da ‘Paixão de Cristo’ durou cerca de 4 horas e contou com quase 1km de caminhada. O evento reuniu milhares de pessoas em Planaltina, trazendo à tona os momentos cruciais da história de Jesus.
Ao todo, 1,1 mil atores e 300 voluntários trabalharam na parte técnica da apresentação, que já está em sua 52ª edição no Morro da Capelinha, a 42 km do centro de Brasília. Fiéis devotos compareceram ao local desde cedo, enfrentando até mesmo a chuva, para percorrer o caminho da via sacra, que os leva até o topo do morro, onde a encenação emocionante é realizada.
A jornada espiritual é marcada por 14 estações que representam episódios da vida de Jesus, começando com o julgamento e seguindo até os momentos finais de sua passagem pela Terra. Demonstrando fé e devoção, muitos fiéis sobem de joelhos o Morro da Capelinha, agradecendo graças alcançadas, como é o caso de Maria de Jesus, que expressa gratidão pela recuperação de sua neta após enfrentar nove cirurgias na cabeça.
A Via Sacra é uma prática do catolicismo na qual os fiéis seguem um caminho simbólico que representa os passos de Jesus, desde sua condenação até sua crucificação. A ‘Paixão de Cristo’, por sua vez, é uma representação teatral dos eventos que culminaram na crucificação do filho de Deus, permeando a encenação com uma carga emocional e espiritual profundas.
Além das celebrações religiosas no Morro da Capelinha, outros eventos da Semana Santa também são destaque na região, como a programação da Catedral de Brasília. Para os moradores e visitantes de DE, vale a pena conferir o que está aberto e o que está fechado durante o feriado de Páscoa, para aproveitar ao máximo essa época de reflexão e renovação espiritual.
Através de encenações como a Via Sacra do Morro da Capelinha, a comunidade local reforça sua fé e devoção, mantendo vivas as tradições religiosas que permeiam a região. Eventos como esse proporcionam um mergulho profundo nos ensinamentos e na mensagem de Jesus Cristo, permitindo que os fiéis se conectem com sua espiritualidade e encontrem inspiração para viver de acordo com seus princípios.