Nesta quinta-feira, 9, a Prefeitura de Goiânia vai inaugurar o Viaduto Iris Rezende Machado, localizado no cruzamento das avenidas Goiás com Perimetral Norte. A celebração está prevista para acontecer às 16h. A estimativa é de que cerca de 150 mil veículos passem pelo local ao longo do mês. Além disso, os ônibus do BRT, vão trafegar no local em duas faixas exclusivas.
A estrutura começou a ser construída em setembro de 2020, durante a gestão de Iris Rezende. Ela integra o trecho II do BRT Norte-Sul, que faz a ligação entre os terminais Isidória e Recanto do Bosque.
Além disso, o viaduto conta com seis faixas em ambos os sentidos de trânsito: duas para ônibus do BRT e quatro para veículos em geral. A obra foi feita pelo Consórcio BRT Goiânia, sob gestão da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), ao custo de R$ 9,5 milhões.
Informações técnicas
A construção tem 326 metros de comprimento, dos quais 125 metros apenas do viaduto. É formada por 27 vigas de 33 metros, que pesam 195 toneladas cada, e nove vigas de 22,5 metros, com peso de 100 toneladas cada. Durante a obra, cerca de 100 funcionários trabalharam no local, que recebeu 947,27 m³ de concreto e 118 mil kg de aço.
A edificação tem altura máxima de 10,4 metros, largura de 20,8 metros, peso de 1,8 mil toneladas e conta, em seu complexo, com 25 bocas de lobo, 29 postes de energia, com 50 luminárias LED (mais claras e econômicas) e 920 metros de rede elétrica subterrânea.
Na parte inferior do viaduto, no nível da Avenida Perimetral, há calçadas acessíveis em todo o seu contorno, para auxiliar na passagem de pedestres.