ViaMobilidade testa novo botão de segurança nas portas da Linha 5-Lilás do metrô em SP: medidas após acidente

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ViaMobilidade testa botão de segurança em portas de plataforma na Linha 5-Lilás
de metrô após morte de passageiro

Mecanismo passou por testes na última semana, mas segue em fase de análise. Caso
aprovado, será submetido à aprovação do governo de São Paulo.

A concessionária ViaMobilidade está testando um novo mecanismo de segurança na
Linha 5-Lilás para evitar acidentes como o que resultou na morte de um
passageiro que ficou preso entre as portas do trem e da plataforma na estação
Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, no início do mês.

Segundo a empresa, foram instalados botões (veja foto) em quatro portas de
plataforma na estação Chácara Klabin. Ao serem acionados, eles ativam
sinalizadores que devem alertar os operadores de trem sobre situações que exigem
atenção, como a presença de usuários no vão entre as portas.

O mecanismo, que segue em fase de análise, passou por testes na última semana,
entre os dias 13 e 16 de maio. Caso ele seja aprovado, será submetido à
aprovação do governo do estado.

Questionada, a ViaMobilidade ainda não informou se o resultado dos testes foi
satisfatório.

No fim de semana, a concessionária também iniciou a instalação de barreiras de
proteção nas portas de plataforma da linha 5.

Conhecidas como Gap Fillers, elas são estruturas de polímero com um interior
metálico, fabricadas sob medida para preencher o vão existente. Com isso, não
haverá mais espaço para que uma pessoa, acidentalmente, fique presa ali.

A medida foi tomada de forma emergencial, enquanto não são instalados os
sensores, que evitam esmagamento, nesses vãos — a previsão é que isso aconteça
até fevereiro de 2026.

O Metrô também adotou novas medidas de segurança nas linhas que administra após
a morte do passageiro.

Nas 2-Verde e 3-Vermelha, estações com porta de plataforma e grande fluxo de
usuários passaram a contar com a presença de vigilantes e agentes de empresas de
segurança privada.

Segundo a companhia, o intuito é que esses funcionários auxiliem no embarque e
desembarque de passageiros nos horários de pico, justamente para evitar novas
ocorrências do tipo.

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